Quatro estratégias para a retenção de talento
Vitor Antunes, managing director da Manpower Portugal, identifica, em entrevista ao Hipersuper, quatro tendências na estratégia utilizada pelas empresas para a retenção de talento. Fique a par
Recrutar para a função, não para a indústria: cada vez mais trabalhamos de forma segmentada, adaptando a mensagem e a proposta de valor aos diferentes perfis de candidatos
Valorizar as possibilidades de evolução de carreira: grandes carreiras em gestão, finanças, logística ou marketing começaram com posições de loja. Por isso, hoje, muitas empresas fazem da promoção interna uma prioridade e estabelecem programas de mentoria e desenvolvimento de carreira.
Considerar modelos de trabalho alternativo, que respondem às atuais preferências dos candidatos. Os empregadores destes setores há muito que compreenderam a necessidade de horários flexíveis para os trabalhadores das lojas e dos armazéns. Por outro lado, podem também usar a reputação de flexibilidade da indústria retalhista como uma vantagem competitiva no recrutamento para outras posições, nomeadamente através de modelos remotos ou híbridos para funções de e-commerce ou de back-office.
Desenvolver a proposta de benefícios: a flexibilidade de horários é um benefício importante, mas não pode ser o único. O seguro de saúde, o suporte à formação e descontos para colaboradores são elementos que gradualmente ganham maior protagonismo na definição da proposta de valor destes empregadores.