Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Nestlé termina 2020 com um recuo de 3% no lucro

Por a 18 de Fevereiro de 2021 as 9:15

NestleA Nestlé reportou um lucro de 12.609 milhões de francos suíços (11.665 milhões de euros) em 2020, um recuo de cerca de 3% face ao ano anterior. O lucro diluído por ação cifrou-se em 4,29 de francos suíços (4 euros).

O resultado operacional da Nestlé atingiu 14.796 milhões de francos suíços (13.688 milhões de euros), uma queda de cerca de 8% face ao ano anterior. Por outro lado, as vendas da companhia suíça caíram 8,9% para 84.343 milhões de francos suíços (78.027 milhões de euros). A diminuição das vendas ficou a dever-se ao efeito cambial, expresso na valorização contínua do franco suíço face à maioria das principais moedas. Já as operações descontinuadas tiveram um impacto negativo de 4,6%.

O grupo alimentar conseguiu, assim, terminar o ano com um crescimento orgânico de 3,2%, tendo os preços registado um aumento de 0,4%. O forte desempenho nas operações na América, da Purina PetCare e da Nestlé Health Science constituiu o pilar do aumento do valor das vendas orgânicas.

Os analistas previam um resultado líquido de 11,97 mil milhões de francos suíços (11,1 mil milhões de euros) e vendas na ordem do 84,78 milhões de francos suíços (78,4 mil milhões de euros). Para 2021, a Nestlé espera um contínuo crescimento orgânico das vendas em cerca de 5%.

O impacto da Covid-19 foi positivo para algumas categorias da empresa, nomeadamente os produtos da Purina PetCare, os laticínios, o café para beber em casa e os produtos da Nestlé Health Science. Na grande distribuição, as vendas registaram um forte crescimento a um dígito, refletindo a maior procura de procura de produtos para consumir dentro do lar. Já as vendas nos canais fora do lar diminuíram significativamente. O comércio online cresceu 48,4%, tendo atingido 12,8% as vendas do grupo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *