Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Vinhos portugueses em destaque na Rússia e na Ucrânia depois de bom desempenho das exportações em 2020

Por a 17 de Fevereiro de 2021 as 17:25

Vinhos de Lisboa A ViniPortugal está a apostar, em fevereiro, na divulgação de vinhos portugueses junto a profissionais do setor na Ucrânia e na Rússia. O objetivo é consolidar a notoriedade dos vinhos de Portugal.

“A estratégia da ViniPortugal ao longo dos últimos anos tem passado por diversificar mercados e por desenvolver um trabalho sustentado na abertura de novos mercados, embora mantendo sempre uma forte presença nos mercados principais. Em 2021 vamos prosseguir esse caminho, com a convicção que a trajectória de crescimento das exportações terá de continuar com uma postura competitiva no mercado, apostando em saber vender bem, em valorizar a qualidade do nosso produto de modo a conseguirmos aumentar o preço médio.”, afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, citado em comunicado.

Para 2021, a entidade delineou uma estratégia de promoção dos vinhos nacionais na Ucrânia, uma vez que o desempenho da produção portuguesa tem tido uma evolução positiva neste mercado. Neste âmbito, a ViniPortugal promove, na Ucrânia um ciclo de seminários denominado Wines of Portugal. A primeira sessão realiza-se em março, com uma formação que ficará a cargo de Artem Kuzmenchuk, ex-jornalista de vinhos na Vinofest e autor da revista Guide to GoodWine. O conjunto de sessões prolonga-se até outubro.

O plano para a Rússia passa pela realização de um jantar vínico, a 25 de fevereiro, em Moscovo, sendo antecedido pelo seminário “Enjoy the difference of Portuguese Wines”. Este é dirigido a importadores, distribuidores, representantes do comércio a retalho e à imprensa. Ainda em Moscovo será realizada uma masterclass, subordinada ao tema Portuguese Wines: World of diversity. Este evento é dirigido a sommeliers, cavistas, importadores, representantes do comércio a retalho e imprensa.

Segundo a ViniPortugal, entre entre 2015 e 2019, as exportações para a Ucrânia cresceram 410,2%. Em 2020, o mercado registou um aumento de 52,2%, em valor e, 56,2% em volumem face a 2019. No mercado russo, as exportações cresceram em volume (29,2%), valor (31,6%) e preço médio (1,9%), face a 2019.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *