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IDC avança com dez previsões para o setor do retalho a nível global

Por a 3 de Fevereiro de 2021 as 14:19

Robotica_fotoliaA IDC, consultora mundial especializada em análise em tecnologias de informação, lançou recentemente as suas dez previsões para o setor do retalho, a nível global, em 2021. Fique a par.

1.Em 2021, os retalhistas vão acelerar os programas DX

Os retalhistas vão acelerar em dois anos, nos próximos dois meses, a adoção de programas de transformação digital, através da adoção de princípios cloud, da terceirização de serviços e de parcerias com integradores de sistemas. Segundo explicou Gabriel Coimbra, diretor-geral da IDC para Portugal, em declarações ao Hipersuper, esta aceleração “significa que os retalhistas irão tornar as operações e os canais com os clientes cada vez mais digitais e, para tal, necessitarão de sistemas em cloud computing, assim como terão que recorrer a serviços externos”.

2. Prateleiras digitais, inventário em tempo real, robotic fulfillment e checkouts automáticos

Em 2025, as prateleiras digitais, a visibilidade de inventário em tempo real, o robotic fulfillment (abastecimento das lojas através de robots) e os checkouts automáticos vão acelerar, em dois anos, o investimento em plataformas para lojas conectadas e acelerar em dez vezes as atuais previsões. “Esta tendência obrigará os retalhistas investirem mais em tecnologia”, acrescenta Gabriel Coimbra.

3. Revolução nos pagamentos gera fidelização

Em 2023, 80% dos retalhistas vão oferecer pagamentos contactless e sistemas de pagamento Scan&Pay em loja, aumentando em 40% as taxas de conversão em compra e em 30% as taxas de retenção de cliente.

4. Retalhistas e fabricantes fortalecem parcerias para aumentar transparência

Em 2040, 40% dos retalhistas vão fortalecer as parcerias com os fornecedores para promover cadeias de fornecimento transparentes, reduzir em 30% a pegada de carbono dos produtos e aumentar em 50% a confiança dos compradores. Estas parcerias permitirão a fabricantes e retalhistas ganhar “visibilidade e transparência em toda a cadeia de abastecimento. Já assistimos os grandes players nacionais a desenvolverem este tipo de abordagem”, comenta o diretor-geral da IDC.

5. Retalhistas operarão como empresas de software

Em 2030, 50% dos retalhistas irão aumentar a utilização de práticas e ferramentas Dev Ops (ferramentas que permitam unir o desenvolvimento de software e as operações), abrindo caminho para operarem como empresas de software. Na prática, como explica o responsável da IDC, “ao adotarem estas ferramentas e metodologias, os retalhistas conseguirão desenvolver mais rapidamente novas funcionalidades nos seus canais e sistemas digitais”.

6. Retalhistas vão reforçar aposta em Inteligência Artificial

Em 2023, seguindo experiências recentes, os retalhistas vão acelerar as capacidades de inteligência, adquirindo tecnologia de AI (Inteligência Artificial) aumentando as suas vantagens competitivas e potenciando o seu crescimento em 5 a 10%. Como? “Automatizando de forma inteligente processos e a interação com clientes”, ilustra Gabriel Coimbra.

7. Pandemia aumenta risco para atividade promocional

Como resultado da pandemia, em 2022, os retalhistas vão inverter a estratégia promocional, reduzindo a atividade promocional em 50% e aumentado os preços em 5% em toda a indústria. Porquê? “Em função da pandemia que causou quebras na cadeia de abastecimento e limitou número de clientes em loja, o risco aumentou para a atividade promocional”

8. A proliferação de lojas armazéns

Em 2023, a separação e preparação de 75% das compras online de alimentos – que irão representar 15% das vendas – terão lugar nas lojas, aumentando em 35% o investimento em centros de micro-atendimento no local ou próximos.

9. Aumenta investimento em segurança – biometria e visão computacional

Em 2023, as exigências de segurança e proteção relacionadas com a Covid-19 irão aumentar em 30% os gastos dos retalhistas com sistemas de visão computacional, sistemas biométricos e sistemas de vigilância. “Exigências de segurança obrigarão os retalhistas a fazer este investimento. O crescimento de 30% parece muito, mas o atual investimento é reduzido”, comenta Gabriel Coimbra.

10. Novo conceito de ponto de venda digital nasce em 2023

Em 2023, um grande retalhista vai anunciar uma loja contactless, com tecnologia de ativação de voz e tecnologias sensíveis ao movimento, revela a IDC sem anunciar qual.

 

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