Destaque Destaque Homepage Distribuição FMCG Homepage Não Alimentar Ponto de Venda

Nestlé é a marca com melhor índice de reputação e relação emocional com os portugueses

Por a 28 de Janeiro de 2021 as 15:35

NestleA Nestlé é a marca com melhor índice de reputação e relação emocional com os portugueses, com 84,7 pontos, numa escala de 0 a 100, segundo um estudo da consultora OnStrategy, que avalia a relevância e a reputação emocional das marcas com os cidadãos portugueses, numa informação consolidada referente aos 12 meses de 2020.

A Zoom destacou-se como a marca que teve maior crescimento em comparação com o período pré-pandemia, com 78,6 pontos, mais 16,4 pontos.“Para além dos setores mais relevantes e das marcas que triunfaram como a Nestlé e o Zoom, respetivamente, a marca com maior relevância e melhor reputação e a marca que mais cresceu neste índice respetivamente, destacam-se marcas como Lidl e Amazon que para além de terem subido ao nível de excelência registaram crescimentos muito significativos”, afirma Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, citado em comunicado.

O estudo é desenvolvido ao longo do ano com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), analisando atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas.

“Ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que o ano de 2020 colocou à prova a relevância das marcas e forma como estas conseguiram adaptar-se a uma nova realidade de se relacionarem com os seus públicos, e nesse sentido as marcas mais fortes acabaram por tirar proveito dos seus alicerces e foram as mais resilientes conseguindo inclusive ganhos significativos que resultam na evidência de as marcas de excelência (mais de 80 pontos) terem aumentado de um ano para o outro (17 em 2020 e 7 em 2019)”, acrescenta Pedro Tavares.

Numa análise por setores, o Continente é a marca com maior pontuação no índice (81,6pts) ao nível do retalho, tendo o Lidl obtido o maior crescimento (+5,0pts). Outra marca da Sonae, a Worten, também surge destacada no setor do retalho tecnológico (79,3pts), obtendo também o maior nível de crescimento (+3,6pts). A Ikea é a marca que lidera o setor do retalho lar, com uma pontuação de 80,3 pontos, tendo obtido também o maior crescimento (+2,8pts).

Ao nível do retalho bricolage e acessórios, o destaque vai para a Leroy Merlin, com 77,3 pontos, sendo que a Staples obteve o maior crescimento (+4,2pts). A Sport Zone, da Sonae, obtém a melhor classificação no índice no setor de retalho de desporto, com 74,1. A Decathlon, por seu turno, alcançou o maior crescimento (+2,9pts). No setor do retalho e bem-estar, a Wells, também da Sonae, regista maior pontuação de, 72,8, tendo conseguido ainda o maior crescimento (+2,6pts). Na categoria “Retalho Outros”, a Bertrand tem a melhor classificação no indíce com 68,2 pontos, tendo a 5ASEC registado o maior crescimento do índice (+4,4pts). A Zara ganha a melhor pontuação no retalho têxtil com 72,7 pontos, tendo a SACOOR conseguido alcançar o maior crescimento do índice (+1,3pts).

Em alimentação e bebidas, destaque para a Nestlé 84,7 pontos e para a SuperBock, que registou o maior crescimento (+5,3pts). Por outro lado, a Royal Canin destaca-se com a melhor pontuação em alimentação animal. A Proplan apresenta o maior crescimento do índice (+1,9pts). Em higiene pessoal e do lar, a L’OREAL aparece em primeiro lugar com um indíce de  80,7pts. A UNILEVER tem o maior crescimento do índice (+3,8pts).

“No cenário de pandemia que vivemos não é estranho que os setores que mais ganharam, até pelo seu poder de resposta sobretudo ao nível dos serviços, sejam Saúde e Bem Estar, Retalho Alimentar, Tecnologia, Energia e Banca”, conclui o CEO da consultora.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *