Homepage Newsletter Opinião

E-commerce a qualquer preço?

Por a 21 de Janeiro de 2021 as 11:33

Felipe SalesPor Felipe Sales, business manager da KCS iT

O consumo online no mercado português está em alta como nunca. Os números comprovam e a necessidade, por razões óbvias, é premente.

As empresas foram obrigadas a correr para o digital e, por pressa ou falta de planeamento estratégico, nem todas as investidas estão a correr bem.

Na mesma velocidade, estão a aumentar o número de reclamações e clientes insatisfeitos com as compras online. E os motivos são vários: atraso nas entregas, produtos comprados indisponíveis, valores de portes elevados, falta de feedback no pós-venda e, principalmente, lojas online com usabilidade abaixo da crítica e a experiência do utilizador sendo desastrosa, principalmente para os novos compradores digitais.

A simples adoção de uma solução de e-commerce, principalmente para empresas tradicionais, definitivamente não se traduz num processo de transformação digital.

Conforme amplamente difundido, a transformação digital começa pela alteração no paradigma cultural da empresa e dos seus processos sendo as pessoas um ponto crucial neste caminho sem regresso e que pode levar até alguns anos para ser concluído.

Soluções de e-commerce gratuitas ou até “in-house” podem funcionar, dependendo da dimensão da empresa, se toda a operação logística estiver preparada para tal. Desde fornecedores, separação de encomendas, embalamento, faturação e envio tudo depende do físico e de processos alinhados e testados ao maior stress. Entretanto nem as mais complexas e caras soluções de e-commerce do mercado são capazes de garantir o sucesso desta empreitada sem que todas as áreas da empresa estejam prontas para tal.

Ficar de fora deste movimento pode levar uma empresa à derrocada, mas enfrentar este desafio sem conhecimento dos obstáculos e disposição para superá-los pode ser ainda mais desastroso e acarretar grandes prejuízos financeiros e a imagem da empresa.

Antes de iniciar a pesquisa pela solução mais adequada ao negócio, é preciso olhar para dentro e analisar a maturidade dos processos e garantir que os mesmos se adequem à dinâmica do digital.

Por último, mas não menos importante o marketing digital é um dos principais pilares para o sucesso de uma loja online, é necessário definir e conhecer o público-alvo. Há que atraí-lo da melhor forma e desenvolver uma estratégia de criação de conteúdo que aumente a afinidade dos clientes com a marca e, consequentemente, o consumo online.

Volto à minha questão inicial: o e-commerce a qualquer preço vale mesmo a pena?

Um comentário

  1. Frederico Marques Bezerra

    21 de Janeiro de 2021 at 13:50

    Excelente artigo, acredito que este movimento vai ganhar ainda muito mais força…
    Alem do ecommerce a informatização será necessária em um âmbito geral das pequenas empresas e quem não passar pelo processo de transformação digital vai perder muito espaço , pois esta transformação visa maiximizar os recursos e diminuir custos operacionais atraves de dados e informações acertivas e com isso melhorar a margem e chegar com melhor preço na ponta para seu cliente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *