Franchising com volume de negócios de €11 mil milhões em 2019
O setor de franchising registou em 2019 um volume de negócios de 11 mil milhões de euros em Portugal, divulgou esta quarta-feira a Associação Portuguesa de Franchising (APF), com base em dados do Censos de Franchising 2019, realizado pela associação. O valor representa 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 2,3% do conjunto do tecido empresarial português.
“A nossa interpretação é a de que este desempenho económico das redes em franchising no contexto nacional está relacionado com o crescimento verificado em 2019 ao nível do consumo interno e com uma grande dinâmica no turismo, que registou números expressivos de visitantes estrangeiros. Ambos foram impulsionadores determinantes da nossa economia, não só para o aumento do PIB, como também para o aumento do emprego no nosso país”, comenta Cristina Matos, CEO da APF, citada em comunicado de imprensa.
A associação antecipa oito tendências para o setor: em 2021, o franqueador dará suporte mais personalizado ao franqueado; o crescimento vem de dentro da rede (novos franqueados vêm de dentro da própria rede); os franqueados mais fortes terão mais oportunidades de expansão; mais justiça social e maior transparência (maior transparência por parte do franchisador sobre onde é gasto dinheiro dos “royalities” e taxas de marketing, por exemplo); suporte de rede direcionado para clientes; reforço do digital; desempenho orientado por métricas e maior presença da geração dos “millenials”, até mesmo em papéis de liderança.