Homepage Newsletter Ponto de Venda

Vendas globais online aumentam 50% no período do Natal

Por a 13 de Janeiro de 2021 as 14:45

Girl photographs, sandals, shoes online shoppingAs vendas globais de comércio online aumentaram 50% no período de natal, em termos homólogos, para 1,1 biliões de dólares (do inglês “trillion”), em comparação com os 723 mil milhões de dólares gastos entre 1 de novembro e 31 de dezembro de 2019. Os dados são da Salesforce, tecnológica especializada em Customer Relationship Management (CRM).De acordo com o “Relatório de Compras no Natal em 2020”, elaborado pela tecnológica com base em percepções de mais de mil milhões de consumidores globais em 40 países, as vendas do comércio online aumentaram especialmente nos meses de novembro e dezembro, não obstante a época de promoções ter começado mais cedo.

“Apesar de os retalhistas terem dado início a descontos e promoções no início de outubro, a maior parte das vendas digitais foi gerada durante a tradicional época de compras deste período festivo. As vendas totais digitais da Cyber Week (30 de novembro) atingiram 270 mil milhões de dólares, em todo o mundo, enquanto as duas primeiras semanas de dezembro representaram 181 mil milhões de dólares em vendas globais”, explica um comunicado de imprensa da Salesforce.

A tecnológica explica ainda que os retalhistas que disponibilizaram opções de recolha fora das lojas, e outras modalidades de entrega, cresceram quase duas vezes mais rápido do que os concorrentes que não o fizeram. “Com os sistemas de envio sobrecarregados e os consumidores a darem prioridade à segurança, os comerciantes que apresentaram novas opções de recolha das compras ultrapassaram quem não apresentou esses serviços”, comenta a tecnológica.

Nesta época festiva também se verificou um aumento de compras a crédito. Os consumidores optaram pela “compra de presentes de Natal caros de forma parcelada”, o que fez crescer a modalidade de pagamento a crédito em 109% face ao ano anterior, “com o maior aumento a acontecer uma semana antes do Natal”.

Entre as categorias que revelaram maiores crescimentos, destacam-se os artigos desportivos, cujas vendas aumentaram 108% em comparação com o ano anterior, e os artigos para o lar, com as receitas a crescerem 89% em termos homólogos. Também os produtos de alimentação e bebidas aumentaram as vendas online neste período em cerca de 80%. “Os segmentos de roupa desportiva (35%), calçado (39%) e vestuário (40%) tiveram o menor crescimento nas receitas desta temporada festiva”, acrescenta relatório.

Com o aumento das vendas, o relatório prevê que mais de 330 mil milhões de dólares em compras online sejam devolvidos a nível global, cerca de 30% das compras feitas.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *