Distribuição Homepage Newsletter

Central de compras da E.Leclerc impugna judicialmente coima de €2,060 milhões aplicada pela AdC

Por a 28 de Dezembro de 2020 as 10:04

leclercA central de compras da E.Leclerc, a Cooplecnorte, vai impugnar judicialmente a condenação da Autoridade da Concorrência (AdC), que resultou numa multa no valor de 2,060 milhões de euros, pela prática de concertação de preços com a distribuidora de bebidas Primedrinks e as cadeias de distribuição Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché e Lidl.

Em comunicado, a Cooplecnorte garante não ter praticado “qualquer ilicitude” e que não há “prova do seu envolvimento nos comportamentos identificados pela AdC que se materializem em formas de pressão, coação ou retaliação que contribuam para o controlo dos PVP [Preço de Venda ao Público] praticados no mercado”.

A cadeia de distribuição adianta ainda que “a autonomia de gestão das lojas são a garantia para os clientes da isenção na aplicação de preços baixos, mesmo perante os diferentes interesses instalados no mercado. O não alinhamento de preços das nossas lojas é reconhecido e documentado, o que nos permite contestar qualquer acusação de concertação”.

“Com mais de 70 anos de história, o E.Leclerc realizou inúmeros combates na defesa do poder de compra dos consumidores, expondo de forma clara todas as distorções de mercado que impeçam a livre concorrência e a prática de preços baixos. Repudiamos, por isso, toda e qualquer prática que lese o interesse dos consumidores e que impeça a aplicação de preços baixos”, continua.

A AdC condenou no passado dia 21 de dezembro as empresas Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e Cooplecnorte, assim como a Sociedade Central de Cervejas (SCC), dona da Sagres, e a distribuidora de bebidas Primedrinks, a pagar uma multa de 304 milhões de euros pela prática de combinação de preços.

A coima diz respeito a duas condenações. A primeira envolve a prática de concertação de preços entre Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e Intermarché e o fornecedor SCC. A segunda abrange Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e a Cooplecnorte, por combinação de preços com a Primedrinks.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *