Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Ações do Alibaba em queda após acusação do regulador chinês de práticas de monopólio

Por a 28 de Dezembro de 2020 as 12:37
Jack Ma, fundador da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba

As ações do grupo chinês Alibaba caíram 9% esta segunda-feira na bolsa de Hong Kong para os valores mais baixos desde junho. A empresa fundada por Jack Ma perdeu, em duas sessões, cerca de 116 mil milhões  de dólares.

As ações da maior empresa de comércio eletrónico do mundo em volume total de vendas começaram a cair na passada quinta-feira, quando as autoridades regulatórias da China anunciaram uma investigação às alegadas práticas monopolistas e anticoncorrenciais praticadas pela Alibaba. Os reguladores dão como exemplo a política alegadamente exigida aos seus parceiros de “escolher um dos dois”, para dificultar o negócio com empresas concorrentes.

A contribuir para a queda das ações do grupo está também a suspensão, ditada recentemente pelos reguladores chineses, da entrada em bolsa da plataforma de finanças online Ant Group, que pertence ao universo Alibaba e é dona da carteira digital Alipay. Os reguladores chineses pediram também, recentemente, num anúncio público, para reunir com os responsáveis pelo Ant Group.

Em declarações à Reuters, Zhang Zihua, diretor de investimentos da Beijing Yunyi Asset, disse que “a investigação antimonopólio sobre o Alibaba ainda precisa especificar as penalizações [da sua atuação], o que preocupa muito os investidores”, acrescentando que o resultado da investigação pode afetar “e muito” as avaliações da empresa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *