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Tendências para o crescimento das marcas em 2021

Por a 27 de Dezembro de 2020 as 8:30

Como uma agência de marketing digital pode ajudar a sua marca a crescer

Nenhuma agência de marketing digital, nenhum guru do marketing e nenhuma agência de SEO esperava que 2020 tivesse tido um impacto tão dramático no mundo. Se é verdade que o foco esteve na área da saúde e no combate à propagação da doença, as consequências estenderam-se da sociedade à economia, cruzando áreas como os hábitos de trabalho e de consumo.

Contudo, para uma agência de marketing digital foi o confirmar de uma tendência: a afirmação do espaço digital. Devido às medidas de combate à pandemia – em particular o Grande Confinamento, que deixou em lockdown cerca de metade da população mundial – os meios digitais passaram a ser prioritários.

O e-commerce e os conteúdos digitais ganharam uma importância extraordinária. Basta, a título de exemplo, ver a importância que passou a ser atribuída a uma agência de SEO, já que estar bem posicionado no Google passou a ser essencial. A Unik SEO, agência de marketing digital em lisboa, especialista em SEO e marketing de conteúdo, tem desenvolvido um trabalho nesse sentido, acompanhado as tendências do mercado de SEO influenciadas pelas consequentes atualizações efetuadas pelo motor de pesquisa Google.

2021 um ano de aprendizagem

2020 ensinou-nos muitas coisas. Com o avançar do ano, e por força do contexto – a maior crise de sempre depois da Grande Depressão – e das circunstâncias – a obrigatoriedade do distanciamento social – fomos respondendo reforçando os laços comunitários. Isso também se verificou na relação entre marcas e as suas audiências. Estas passaram, sem dúvida, a ser mais humanizadas. Reemergiu assim a valorização de conceitos como empatia, propósito e experiência humana. Em vez de quantidade, resgatámos a qualidade.

Por exemplo, no raio de ação de qualquer agência de marketing digital, em particular no âmbito de uma agência de SEO, nunca se falou tanto como agora de Conteúdo Centrado no Humano. É no aperfeiçoar das relações entre marcas e consumidores que se centram algumas das tendências do trabalho de agência de marketing digital com marcas para 2021.

O grau de expetativa dos consumidores face às marcas aumentou. As empresas que transmitirem confiança, apoiadas na experiência humana e que agirão – em tempo real, face a métricas e comportamentos reais – para ir de encontro às necessidades dos consumidores, serão as que mais se destacarão em 2021. Como?

Personalização

As estratégias de nicho resultaram como nunca em 2020 – e a tendência veio para ficar. Basta pensarmos no exemplo dos micro influencers para percebermos de forma clara essa realidade. As taxas de engagement de micro influencers são reveladores.

Por exemplo, alguém com menos de 1000 seguidores pode ter uma taxa de engagement de 9,7%, ao passo que alguém com mais de 100 mil seguidores pode ter uma com 1,7%. A taxa de engagement resulta da interação – número de gostos e comentários – de cada conta, face ao número de seguidores. Quando se olha para o panorama dos influencers, estas métricas devem ser tidas em conta por uma agência de marketing digital.

Chatbots

Os chatbots são uma das grandes transformações do digital e um exemplo de como a Inteligência Artificial pode estar ao serviço do marketing digital através da maximização da User Experience. Através desta disciplina, por via do Design Conversacional, produtos e serviços digitais estarão cada vez mais prontos e disponíveis para, de forma personalizada, responder a dúvidas dos clientes 24 horas sob 24 horas. Os e-commerce, por exemplo, beneficiam disso.

Lives

As marcas ainda têm muito campo por explorar no que diz respeito aos lives. Depois de um pico durante o Grande Confinamento, a profusão de lives trouxe algumas reservas face ao formato – o que é substanciado por números. Segundo o Google Trends, a pesquisa pela palavra “lives” caiu 65% neste Outono, quando comparando com os valores de Abril de 2020. Contudo, a plataforma continua a ser importante para ser explorada por marcas e uma agência de marketing digital que procure entregar conteúdo de valor.

Aprendizagem online

A disponibilização de conteúdos formativos tem sido um dos formatos mais em voga desde a Covid-19. Tanto para fazer frente à necessidade de capacitação profissional para adquirir novas ferramentas de trabalho, como para sustentar a migração para novas áreas profissionais – em virtude de situação de desemprego, cujos valores subiram muito este ano – a aprendizagem foi uma das vias que aproximou marcas dos seus consumidores. Cursos, workshops, bootcamp, comunidades e conferências foram muito procuradas durante este ano que agora termina. 2021 promete continuar esse desenvolvimento através de podcasts, e-books e aulas online, um mercado que pode ser explorado por qualquer agência de marketing digital.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO

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