Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Intermarché reage à condenação da AdC e prestará “os devidos esclarecimentos junto das instâncias competentes”

Por a 23 de Dezembro de 2020 as 11:39

intermarchéimagemO Intermarché avançou esta quarta-feira que prestará “os devidos esclarecimentos junto das instâncias competentes” em relação à multa imposta pela Autoridade da Concorrência (AdC) pela prática de concertação de preços, na qual também estão envolvidos Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Lidl e Cooplecnorte (responsável pelo E.Leclerc), assim como a Sociedade Central de Cervejas (SCC) e a Primedrinks.

A AdC aplicou uma coima de 304 milhões de euros ao conjunto das empresas pela Hub & Spoke, que envolveu dois processos distintos. O Intermarché foi notificado da decisão da Autoridade da Concorrência relativa à prática de Hub & Spoke no setor das bebidas. O Intermarché não faz comentários sobre os processos pois prestará os devidos esclarecimentos junto das instâncias competentes”, avançou fonte do grupo Os Mosqueteiros, em reação à decisão da Autoridade da Concorrência, conhecida a 21 de dezembro.

Num primeiro processo, segundo informou a AdC na última segunda-feira, está em causa a prática de combinação de preços, envolvendo Intermarché, Auchan, Modelo Continente e Pingo Doce, assim como a fornecedora de bebidas Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC.).

O Intermarché foi, assim, condenado a pagar, por cúmulo jurídico, 19,390 milhões de euros. Na mesma situação ficaram o Modelo Continente, o Pingo Doce e a Auchan.

“Através do recurso a um fornecedor comum as empresas participantes asseguravam o alinhamento dos seus preços de venda ao público, assim restringindo a concorrência pelo preço entre supermercados e privando os consumidores de preços diferenciados”, referia, na segunda-feira, a AdC em comunicado, acrescentando tratar-se da prática hub-and-spoke, considerando-a muito grave e tendo lesado os consumidores, ao privá-los da escolha pelo melhor preço.

A PrimeDrinks, o Modelo Continente, o Pingo Doce e a Sonae já garantiram que vão contestar a condenação em tribunal. No caso da SCC, a empresa referiu que, antes de tomar uma decisão, irá analisar, em detalhe a decisão do regulador da concorrência.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *