Data Center Homepage Newsletter

Portugal cai três posições e passa a ser o 21º melhor país do mundo para viver

Por a 21 de Dezembro de 2020 as 13:06

PortugalPortugal ocupa a 21ª posição no Índice de Progresso Social 2020, o que representa uma queda de três posições face ao ano anterior. O nosso país baixou, em termos absolutos, 0,22 pontos no índice, evidenciando uma pior performance nos indicadores de “inclusão”, nomeadamente, na “desigualdade de poder político por grupo social” e na “discriminação e violência contra minorias”.

A Noruega mantém o lugar cimeiro e lidera o ranking de 2020 com um desempenho “forte” em todas as componentes. Está imediatamente à frente da Dinamarca e da Finlândia, que completam o Top 3 deste ranking. Nova Zelândia, Suécia, Suíça, Canadá, Austrália, Islândia e Países Baixos integram o Top 10. A maior alteração no Top 10 decorre da subida da Nova Zelândia, justificada maioritariamente pela queda da Islândia, que piorou significativamente no indicador “inclusão”.

Segundo o estudo, Portugal apresenta um alto desempenho a nível global nas categorias de qualidade ambiental  e direitos pessoais, apresentando um menor desempenho no acesso a educação básica e no acesso a educação superior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *