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“Identificar os melhores canais de captação de clientes foi principal desafio em Portugal”

Por a 17 de Dezembro de 2020 as 12:30
Gerardo Cañellas, fundador e CEO da Perfume’s Club

Gerardo Cañellas, fundador e CEO da Perfume’s Club

Sem concorrência, quando iniciou atividade em Portugal, em 2010, a Perfume’s Club tornou-se líder do comércio digital de perfumaria. Em entrevista, o fundador da marca fala sobre o percurso no mercado português, que está prestes a tornar-se o segundo maior em volume de negócios, ultrapassado a França, revela Gerardo CañellasA “online pure player” de origem espanhola investiu mais de meio milhão de euros no mercado português, nos últimos dois anos. A Perfume’s Club pertence à empresa familiar, com sede em Maiorca, Beauty Luxe Distributions S. L., que prevê fechar o ano com um volume de negócios de 60 milhões de euros, um crescimento homólogo entre os 10 e os 15%.

Quando lançaram o negócio Perfume´s Club em Portugal?

O negócio em Portugal foi lançado em 2009, praticamente ao mesmo tempo que surgiu em Espanha, muito embora apenas a partir do site espanhol, ou seja, sem um website próprio. No ano seguinte, foi adquirido o domínio PT e iniciado o processo de tradução do site para português.

Qual foi o investimento feito no negócio em Portugal?

Só 2019, a Perfume’s Club investiu no mercado português um total de 224 mil euros. Mas o investimento, só em 2020, deverá rondar os 350 mil euros até ao final deste ano.

Que desafios encontraram no mercado português para expandir o vosso negócio?

Quando entrámos no mercado, não tínhamos concorrência, pelo que nos posicionámos como líderes de mercado neste setor. O maior desafio consistiu em identificar em Portugal quais os melhores canais de captação de clientes, mas acabámos por concluir que não seriam muito diferentes do que já tínhamos em Espanha, também aqui não encontrámos problemas de maior.

Qual é o modelo de negócio da Perfume´s Club?

O modelo de negócio da Perfume’s Club é puramente B2C [Business to Consumer] e online e tira partido da experiência da casa-mãe no setor da perfumaria, quer como retalhista, quer como distribuidora das principais marcas do setor em Espanha.

Quantos trabalhadores têm em Portugal?

A Perfume’s Club não tem instalações físicas em Portugal. No entanto, contratámos cinco funcionários portugueses, que trabalham na nossa sede, em Espanha, especificamente para o suporte aos clientes de Portugal.

A Perfume’s Club acelerou o ritmo de crescimento em Portugal no primeiro semestre? A que se deve esta aceleração?

O crescimento no mercado português tem sido constante ao longo dos últimos anos, mas, efetivamente, acelerou sob o efeito da pandemia, que levou a que muitas mais pessoas passassem a comprar online.

Que balanço faz do negócio no mercado português?

Neste momento, o website português da Perfume’s Club está a caminho de se tornar no segundo maior mercado para o grupo (em termos absolutos), depois de Espanha, muito embora nós estejamos a operar em mercados muito maiores, como é o caso dos mercados francês, britânico, italiano ou alemão. Neste momento, estamos a registar muito bons resultados em Portugal.

Qual o posicionamento dos produtos em preço?

Somos uma empresa que procura sempre estar alinhada com o mercado. E o mercado, neste momento, está a ser efetivamente pressionado pelo fator preço, nomeadamente com promoções. Os algoritmos que usamos permitem que acompanhemos sempre os melhores preços oferecidos pelo mercado. Somos das empresas do setor uma das que tem os preços mais baixos – o canal online tende a ter sempre preços mais baixos e nós, que estamos sempre atentos à concorrência, acompanhamos essa tendência.

Em que consiste a vossa oferta? Quais as categorias com maior crescimento?

A nossa oferta consiste em produtos de perfumaria, cosmética, produtos capilares, maquilhagem e higiene pessoal, entre outros.
A perfumaria é responsável pela maior fatia de faturação. Contudo, a cosmética e a higiene está, neste momento, a ter um grande crescimento.

A que ano remonta a origem da Perfume´s Club?

A Perfume’s Club nasceu em 2009, mas é herdeira de uma experiência de mais de 60 anos no campo da alta perfumaria. Por detrás do grupo está uma saga familiar que tem origem na loja Cañellas Perfumeries, em Palma de Maiorca.
Embora, historicamente, o negócio estivesse centrado em lojas de venda física, distribuição e venda por grosso, há cerca de dez anos a terceira geração da família decidiu lançar-se na Internet para se adaptar às necessidades dos clientes do século XXI. E assim, sob a sua direção, nasceu no comércio eletrónico espanhol um pioneiro na venda de produtos de beleza e perfumaria.

A quem pertence a empresa?

A Perfume’s Club pertence à Beauty Luxe Distributions S. L., uma empresa familiar com sede em Palma de Maiorca. Além de CEO e fundador da Perfume’s Club, sou também o representante da terceira geração da família fundadora da empresa original.

Porque investiram num modelo de “online pure player”?

A experiência da empresa no retalho tradicional, bem como a análise das tendências do mercado neste setor em particular, levaram-nos a identificar o comércio online como uma área de crescimento rápido e onde era possível entrar tirando partido das relações criadas ao longo de mais de meio século, não apenas como os clientes finais mas também com as principais marcas.
Que forças competitivas vos confere serem um canal exclusivamente online?

Há várias vantagens em estarmos online, ainda que num setor em que o contacto físico dos clientes com os produtos tem sido até agora considerado como fundamental. A principal vantagem – e que é comum ao comércio eletrónico de qualquer setor de atividade – é a possibilidade de estarmos “em casa” do cliente a qualquer momento, onde quer que ele se encontre.

Os hábitos de consumo estão a mudar rapidamente, e mesmo muitas pessoas que nunca tinham por hábito comprar online, estão a fazê-lo porque têm cada vez mais confiança nesta forma de comércio.
Por outro lado, através da nossa loja online conseguimos oferecer uma gama de produtos que dificilmente é possível encontrar numa loja física: neste momento, o catálogo da Perfume’s Club tem mais de 22 mil referências.
As nossas políticas relativas aos pagamentos, envios dos produtos e apoio pós-venda ao cliente, contribuem para reforçar a confiança na plataforma online. O que, de resto, é confirmado pelo facto de que a maioria dos nossos clientes são fiéis à nossa loja, voltando à Perfume’s Club após a primeira compra.
Finalmente, através das economias de escala e redução de custos só possíveis pela aposta na Internet, é-nos possível oferecer produtos com descontos significativos sobre o que estão habituados nas lojas físicas tradicionais.

As lojas físicas estão completamente fora dos vossos planos?

A Perfume’s Club foi criada especificamente para o comércio eletrónico, embora não descartemos possíveis aberturas de lojas físicas no futuro. De facto, o nosso grupo tem uma vasta experiência neste setor offline e temos uma loja física em Espanha, cujo valor de faturação é absolutamente residual. Neste momento, não está nos nossos planos a expansão em termos de mais lojas offline.

Em quantos mercados têm operação online?

A Perfume’s Club foi lançada em 2009, originalmente apenas em Espanha. Desde então, a marca está presente diretamente (com websites localizados e suporte ao cliente específico) em Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Lituânia, Letónia, Países Baixos, Noruega, Áustria, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Suécia. A partir destes websites, a Perfume’s Club chega a um total de 23 países.

Quais os países mais fortes em faturação? Pode quantificar?

Os maiores mercados em termos de faturação são, por esta ordem, Espanha, França, Portugal (que deverá em breve passar para segundo lugar), Alemanha e Reino Unido.

Estão a entrar em novos mercados?

Os últimos mercados em que entrámos foram os EUA, a Nova Zelândia, a Austrália, o México, a Suíça, o Japão, a Coreia do Sul e Singapura.

Em que consiste o negócio de afiliados?

A Perfume’s Club tem um programa de afiliados que, como não podia deixar de ser, é 100% digital. O programa é gerido através da plataforma independente AWIN e permite que os proprietários de outros websites e blogues ganhar comissões até um máximo de 8%. A principal atividade ou tema do site deve estar relacionada com atividades de saúde e beleza, compras ou atividades promocionais, como cupons, cashback, promoções e programas de fidelidade.
Através do programa de afiliados disponibilizamos material publicitário e de marketing e oferecemos aos membros a possibilidade de aceder a criações e promoções personalizadas.
O pagamento é muito simples e, em termos práticos, após confirmação das comissões de cada mês, é realizado um depósito do total na conta bancária indicada no formulário de inscrição.

Onde é o vosso armazém? E o centro logístico?

O nosso armazém e centro logístico estão situados em Madrid. A empresa tem a sua sede em Maiorca.

Qual o volume de negócios esperado em 2020?

A faturação global prevista para a Perfume’s Club em 2020 é de cerca 60 milhões de euros, o que representa um crescimento face a 2019 que deverá rondar os 15 e os 20%.

Quantos trabalhadores têm?

A Perfume’s Club emprega diretamente 110 pessoas na sua sede e mais 70 no armazém em Madrid.

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