Ikea diz adeus a catálogo com 70 anos e reforça aposta no digital
A Ikea decidiu terminar com a publicação do seu catálogo, editado há 70 anos, estando na base da decisão a crescente digitalização do negócio e a mudança dos hábitos dos […]
Filipe Pacheco
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A Ikea decidiu terminar com a publicação do seu catálogo, editado há 70 anos, estando na base da decisão a crescente digitalização do negócio e a mudança dos hábitos dos consumidores.
“O catálogo Ikea é uma publicação muito especial, que traz grandes emoções e memórias, tanto para os nossos clientes, como para os nossos colaboradores. Ao longo de 70 anos, tem sido um dos nossos produtos mais exclusivos e icónicos da marca, inspirando milhões de pessoas em todo o mundo. Esta decisão foi um processo natural, tendo em conta o comportamento do nosso consumidor e as novas formas de aceder à informação. Vamos continuar a interagir, sempre com inspiração para a casa, mas de novas formas.”, avança Konrad Gruss, managing director da Inter Ikea Systems, citado em comunicado.
A despedida do catálogo está inserida na estratégia de digitalização e acessibilidade da insígnia sueca, cujas vendas online aumentaram 45% no ano fiscal anterior em todo o mundo. O site recebeu quatro mil milhões de visitas. “Todos adoramos o catálogo Ikea e o nosso principal objetivo daqui para a frente é proteger e respeitar o seu legado no futuro. A distribuição do catálogo tem sido um marco anual impactante, por ser feito tão único e icónico, por ser feito com uma perspetiva global e inspiradora da vida em casa e pelo seu grande alcance. Mas todos sabemos que os tempos estão a mudar e esta adaptação à realidade é mais do que necessária”, refere, por seu turno, acrescenta Helena Gouveia, country marketing manager da Ikea Portugal.