Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter Produção

Too Good To Go desafia marcas a mudar rótulos de validade

Por a 2 de Dezembro de 2020 as 11:55
Madalena Rugeroni, country manager da Too Good to Go, segura o saco do projeto, e a equipa deste projeto

Madalena Rugeroni, country manager, segura o saco do projeto, e a equipa da Too Good to Go

A Too Good To Go lançou esta quarta-feira o rótulo “Observar, Provar, Cheirar” e está a desafiar as marcas  a utilizar o novo rótulo nas suas embalagens. A marca “A vaca que ri”, da Bel Portugal, foi a primeira a aceitar o desafio e incluir esta adaptação nos seus rótulos, seguindo o exemplo do que se passou no mercado francês.

Entre o  início de dezembro e até março 2021, mais de um milhão de caixas deste queijo vão exibir o novo rótulo nas suas embalagens distribuídas no mercado nacional.

“[Esta é uma] iniciativa de compromisso que pretende desafiar e apoiar as marcas neste processo de educação, face à validade, dos seus próprios produtos e também sensibilizar os consumidores para a  correta identificação dos prazos de validade”, explica a Too Good To Go, em comunicado. “É uma iniciativa simples, direta e em linha com os esforços e voz ativa, em soluções de combate ao desperdício alimentar, como as que temos vindo a desenvolver”, acrescenta.

Para o consumidor a mensagem a passar é: “dependendo de cada tipo de rótulo,  pode e deve confiar nos seus sentidos” para determinar a validade de um produto. “Antes de deitar fora, observe, prove e cheire”.

“À escala global, estamos a deitar fora um terço de todos os alimentos produzidos. E, segundo a Comissão Europeia, 53% dos consumidores não sabe o significado do rótulo ‘Consumir de preferência antes de’, como tal, muito provavelmente também, por esta via, uma enorme quantidade de comida é desperdiçada”, conta a empresa.

Em Portugal, vão parar ao lixo anualmente um milhão de toneladas de alimentos, em média, 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Esta não é uma “tarefa fácil mas é necessária e muito válida. Pois, a educação e sensibilização para os rótulos de validade é, também ela, crucial no combate ao desperdício alimentar”, termina.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *