Economia Homepage Newsletter

Portugal é o país da Europa mais afetado em perdas salariais

Por a 2 de Dezembro de 2020 as 16:11
Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho

Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho

Portugal foi o país da Europa mais afetado pelos efeitos da pandemia sobre os salários, tendo registado uma perda da massa salarial total de 13,5% devido à redução dos horários de trabalho, em virtude dos layoffs, e da perda de emprego, segundo estimativas divulgadas esta quarta-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A OIT, no relatório divulgado esta quarta-feira, faz uma análise da perda total da massa salarial e da perda da massa salarial devido à redução do horário de trabalho e à perda de emprego em 28 países europeus entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020.

No caso português, a redução resulta da combinação da perda da massa salarial de 1,8% devido à perda de emprego e de 11,7% devido às medidas de layoff implementadas pelo Governo.

Em média, os 28 países da Europa analisados pela OIT registaram uma perda da massa salarial de 6,5%, também devido à combinação da redução de horas de trabalho e da perda de empregos. “A queda na massa salarial total é menor do que a queda no total número de horas efetivamente trabalhadas nesses países (-11,4 por cento) porque os empregos com menor remuneração são os mais atingidos pela queda no emprego e nas horas de trabalho. Além disso, enquanto muitos funcionários perderam seus rendimentos devido a despedimentos, parece que, em todos os países selecionados, a redução das horas de trabalho foi o principal meio pelo qual o mercado de trabalho tem lidado com esta crise”, lê-se no relatório.

Depois de Portugal, Espanha, Irlanda e França são os países mais prejudicados em matéria salarial, com perdas totais de 12,7%, 10,9% e 10%, respetivamente.

No polo oposto encontram-se a Holanda (-1,7%), a Croácia (-2,1%) e a Suécia (-2,5%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *