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Consumidores compram ou boicotam marcas consoante a sua resposta à pandemia

Por a 26 de Novembro de 2020 as 10:07

consumo_millennialsA pandemia de Covid-19 está a enfatizar a perceção dos consumidores sobre as marcas que, em períodos de crise, esperam destas uma maior capacidade de adaptação e de resposta às suas necessidades mais urgentes. Nestes tempos de incerteza, as pessoas procuram as marcas em busca de ajuda e recompensam aquelas que conseguem responder às suas necessidades mais urgentes. Esta é umas das principais conclusões do estudo “Global Marketing Trends 2021”, da Deloitte.

De acordo com a pesquisa, 58% dos inquiridos consegue citar uma marca que respondeu positivamente ao período que vivemos, enquanto mais de 25% abandonou o consumo de produtos e/ou serviços quando uma marca agiu exclusivamente em interesse próprio.

As empresas que estão a ser mais bem sucedidas são aquelas que “estão a agir com transparência e intenções claras, baseadas na confiança e na experiência humana, ao mesmo tempo que estão em rápida evolução e reagem em tempo real com agilidade às necessidades dos seus consumidores”.

Os dados recolhidos junto de 2.447 consumidores globais revelam que quase quatro em cada cinco pessoas apontam pelo menos uma ocasião em que uma marca respondeu bem à pandemia e um em cada cinco concorda que aumentou a sua fidelidade à marca.

A pesquisa demonstrou ainda que 79% dos inquiridos valorizam as marcas que responderam positivamente à Covid-19 para ajudar os seus clientes, os seus colaboradores e as suas comunidades – como, por exemplo, a suspensão de taxas das instituições financeiras ou o adiamento de pagamentos de empréstimos, as doações de equipamento para os profissionais de saúde e o ajuste de políticas corporativas para apoiar as equipas em trabalho remoto e as suas famílias.  Uma percentagem superior a 25% dos consumidores afirma que quando percebem que determinadas marcas agem em interesse próprio acabam por abandoná-las.

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