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Sete tendências que estão a mudar a relação das marcas com os consumidores

Por a 26 de Novembro de 2020 as 10:32

AuchanPara construir confiança nestes tempos turbulentos, as marcas devem olhar para o que as pessoas valorizam e garantir que suas promessas estão em sincronia com a sua capacidade para as cumprir”. A frase de Cristina Gamito, partner da Deloitte, contextualiza um conjunto de sete tendências que estão a mudar a relação das marcas com os consumidores, em tempos de crise e de resposta à pandemia de Covid-19. A saber: propósito, agilidade, experiência humana, confiança, participação, fusão e talento.

“Estas tendências visam dar aos líderes empresariais uma maior capacidade de resposta às necessidades dos seus clientes, permitir que articulem os seus modelos de negócio com a evolução permanente das necessidades do mercado e promover a conexão humana que todos desejamos”, conclui Cristina Gamito. Fique a par.

1.  Propósito – A primeira tendência centra-se na razão de existência das marcas, partindo do elemento mais básico para fazer florescer os seus atributos em tempos mais turbulentos. Para isso, as organizações devem estar profundamente sintonizadas com a sua razão de existência (why) e com quem foram criadas para servir (who)

2. Agilidade – Explora a ideia de como as organizações podem estruturar-se melhor, não apenas para cumprir esse propósito, mas também para responder às necessidades dos seus “stakeholders”

3. Experiência Humana – A terceira tendência explora a forma como as organizações podem romper o mindset de “eficiência-primeiro” para elevar as experiências de seus clientes, força de trabalho e parceiros de negócio

4. Confiança – Analisa o papel atual das marcas na garantia de que as mensagens que transmitem são congruentes com as experiências que proporcionam.

5. Participação – A quinta assenta no estudo aprofundado do consumidor que destaca a forma como algumas das principais empresas do mundo estão a aproveitar a paixão do cliente para reforçar as suas estratégias de “engagement” dando maior espaço à inovação liderada pelo cliente e à “brand advocacy” dos consumidores

6. Fusão – Aborda a maneira como algumas das empresas mais criativas do mundo foram capazes de superar o seu “mindset” defensivo para criar soluções inteiramente novas através da fusão de novas parcerias, ideias de clientes e ecossistemas digitais

7. Talento – A última tendência explora a visão de como o marketing pode elevar o seu próprio modelo de talento para um modelo de diferenciação competitivo, mesmo nos tempos mais difíceis.

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