Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona investe €140 milhões para reduzir plástico na operação

Por a 25 de Novembro de 2020 as 10:22

image013A Mercadona anunciou esta quarta-feira que vai investir 140 milhões de euros nos próximos cinco anos para reduzir a utilização de plástico na sua operação. A cadeia de distribuição de origem espanhola, com 18 supermercados em Portugal, tem como meta, através da “Estratégia 6.25”, diminuir em 25% a utilização de plástico na sua operação até 2025.

Estão “a ser implementadas seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde a definição das embalagens do futuro, à coordenação com os fornecedores, adaptação das lojas, gestão de resíduos e operação logística”, explica a retalhista em comunicado.

Nos últimos dois meses, a insígnia adaptou 72 lojas, transformando-as em lojas “6.25”. Estas lojas “encontram-se atualmente distribuídas por todas as províncias espanholas e, em Portugal, em Matosinhos. Este modelo continuará a expandir-se por toda a cadeia ao longo do próximo ano”, sublinha a empresa. Um exemplo é a eliminação de sacos de plástico e descartáveis de plástico de uso único, em todas as secções de loja, ao longo deste ano. Os próximos passos passam por reduzir em 25% a utilização de plástico nas embalagens, tornar recicláveis todas as  embalagens de plástico e reciclar 100% dos resíduos de plásticos das lojas físicas.

A “Estratégia 6.25” começou a ser desenvolvida em 2019 e conta com uma equipa multidisciplinar que envolve desde os clientes aos trabalhadores de loja, responsáveis de logística e do departamento de obras e expansão, entre outros. Para concretizar esta estratégia, a empresa irá formar 90 mil trabalhadores na Península Ibérica.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *