Homepage Newsletter Produção

Fileira da batata cria marca para concorrer lá fora. Exportações somam €28 milhões em 2019

Por a 25 de Novembro de 2020 as 9:59

Cartaz Miss TataA fileira da batata portuguesa criou uma marca coletiva para promover este produto nacional no mercado interno e nos palcos internacionais. A nova embaixadora da batata nacional chama-se Miss Batata e é “versátil, dinâmica, colorida e bem-disposta”, explica a associação do setor, a Porbatata, fundada em 2016.

Os produtores nacionais de batata associados da Porbatata têm em curso um projeto de promoção internacional, a dois anos, com um investimento de cerca de 350 mil euros, financiado em 85% pelo FEDER, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola são os mercados considerados estratégicos no plano de promoção. Em 2019, as exportações de batata somaram 28,5 milhões de euros. Os principais mercados de importação são Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.

Em Portugal, o consumo per capita é de 93,6 quilos por ano. A batata é produzida em todo o país. O seu cultivo ocupa 22 mil hectares e a produção média do setor está na casa das 500 mil toneladas anuais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *