Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Exportações de vinho crescem 2,4% até setembro

Por a 25 de Novembro de 2020 as 14:56

Frederico-Falcão (1)As exportações de vinho português atingiram 589,6 milhões de euros até setembro de 2020, um crescimento de 2,43% face ao período homólogo do ano anterior, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela ViniPortugal.

De acordo com a entidade, o nível das exportações de vinho continua em rota de crescimento, prevendo-se que atinja um valor recorde até ao final do ano. Com base no desempenho no último trimestre dos últimos três anos, sempre acima de 240 milhões de euros, a ViniPortugal espera que as exportações de vinho acabem o ano acima de 820 milhões de euros, valor atingido em 2019.

“Num ano atípico como tem sido 2020, é um sinal muito positivo as exportações dos vinhos portugueses estarem a crescer e a oferecer perspetivas de voltar a bater o recorde das exportações em valor”, refere Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, citado em comunicado.

“Podemos dizer que o esforço conjunto feito por todos os agentes da fileira do vinho ao longo dos últimos anos, com uma aposta muito clara na qualidade do produto e na promoção internacional e na abertura de novos mercados, está a dar resultados positivos, em particular num ano com tanta incerteza e restrições”, acrescenta.

Os países fora da União Europeia contribuíram, de forma significativa, para este desempenho, com um crescimento de 21,6% para 317,5 milhões de euros. O país em destaque é o Brasil, com uma subida de 21,5% para 46,3 milhões de euros.

No caso dos Estados Unidos registou-se uma subida de 7,6% para 70,5 milhões de euros, enquanto que para  Canadá o vinho exportado teve um crescimento de 5% para 37,2 milhões de euros.

No sentido oposto, as exportações para Angola desceram 27% para 19,3 milhões de euros, enquanto que para a China se verificou um decréscimo de 8,5 milhões de euros.

A exportações para a Europa diminuíram 13,5% para 272 milhões de euros. Para a França verificou-se uma quebra de 5,4% para 77,8 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *