saiba o que é »

Será que os Portugueses vão comprar online neste Natal?

Por a 16 de Novembro de 2020 as 14:29
Fonte: https://www.freepik.com/premium-photo/young-smiling-woman-wearing-red-santa-claus-hat-making-video-call-social-network-with-family-friends-christmas-day_10479431.htm#page=7&query=smartphone+christmas&position=12

Durante o ano de 2020, quase metade dos portugueses alterou os seus hábitos de consumo, começando a optar por lojas online nas suas compras.

Mesmo com este aumento e de aproximadamente 30% dos portugueses – dos que começaram a comprar online durante a quarentena – afirmar que vai manter o hábito de comprar online, ainda existem muitos que preferem comprar em loja.

Apesar dessa preferência, acredita-se que as compras de natal serão feitas maioritariamente através de lojas online.

Quais as tendências para este Natal?

O e-commerce em Portugal tem estado em crescimento nos últimos anos, mas este ano o crescimento foi muito superior ao esperado. E se em anos anteriores os portugueses começavam a confiar nas compras online, este ano esse número aumentou.

Segundo o Grupo Ageas, 31% dos portugueses que viram os seus hábitos de consumo alterados, admitem que esses novos hábitos vieram para ficar.

Não é de admirar que alguns se tenham rendido aos encantos das lojas online. Estas permitem a compra no conforto do seu lar, comprar em segurança por não ter de se dirigir a estabelecimentos físicos e ainda uma maior variedade de produtos.

Escusado será dizer que também é possível encontrar produtos mais baratos nos estabelecimentos online o que, só por si, já é um excelente motivo para se render a esta forma de consumo.

Sendo assim, e devido à necessidade de ainda manter o distanciamento social, acredita-se que muitos portugueses optem pelo online nas compras deste natal.

Caso compre online, lembre-se de comprar com antecedência

Quando a compra é feita em estabelecimentos físicos, muitas vezes é concluída na semana anterior ao natal – ou mesmo na própria semana do natal.

Ao comprar online, no entanto, deve fazer as compras antecipadamente, principalmente quando se aproxima uma data festiva. Caso contrário, os produtos comprados podem chegar atrasados.

O nosso conselho é comprar ainda durante este mês de novembro, pois conseguirá garantir a entrega antes do natal. Além disso, comprando este mês, pode aproveitar os descontos da Black Friday em algumas lojas.

Mesmo com os descontos da Black Friday, compare o preço em diferentes lojas para comprar o melhor produto ao melhor preço do mercado.

 

Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/11/22/18/41/christmas-4645449_960_720.jpg

Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/11/22/18/41/christmas-4645449_960_720.jpg

As empresas estão a adaptar-se a estas mudanças?

As empresas a nível global têm mantido uma atitude proativa e criativa ao encarar os desafios que surgiram com a pandemia.

Alguns negócios fizeram apenas algumas alterações, mas outros reinventaram-se e fizeram uma transição completa do meio offline para o meio online. E, mesmo com todos os desafios, ainda se encontram no ativo.

A Auchan, por exemplo, sentiu necessidade de melhorar os recursos relacionados ao comércio eletrónico, de modo a conseguir dar resposta à necessidade crescente dos seus clientes.

A adaptação da Delta, por outro lado, consistiu em abrir as portas à venda de outros produtos do grupo.

A Worten também se adaptou a este momento, mesmo não tendo fechado portas. A loja criou melhores condições de segurança, possibilidade de comprar sem sair do carro e um serviço de assistência à distância para apoio a nível de avarias.

Já para adaptação ao natal, destaca-se o El Corte Inglés, com o seu serviço “Call&Collect” que permite fazer compras por chamada telefónica. Feitas as compras, é possível recolher em loja – em Lisboa ou em Gaia – ou receber em casa.

A Holyart, loja especializada em produtos religiosos, tornou o website mais intuitivo, criando uma página totalmente dedicada a produtos relacionados ao Natal. Por exemplo, dentro da página pode encontrar a categoria relacionada às figuras em movimento para presépio, e, clicando na categoria, irá para a página de produtos onde encontrará opções a partir de 18,10€.

Independentemente da área de atuação, os negócios ao redor do mundo tiveram que rever todo o processo logístico e melhorar a equipa de comércio eletrónico durante este ano de 2020. Só assim conseguiram manter “as portas abertas” aos seus clientes.

Não existem certezas quanto aos consumos dos portugueses neste natal, mas prevê-se que os gastos sejam, essencialmente, feitos no online. Além de oferecer produtos mais baratos e maior variedade, também é uma forma de se manter seguro enquanto faz as suas compras.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *