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O terreno de jogo transferiu-se para a Internet. E agora?

Por a 13 de Novembro de 2020 as 18:17

adesao-servicos-online-covid19-unibancoAs grandes alterações que se estão a verificar nos hábitos de consumo obrigam as empresas a pôr em prática estratégias de marketing digital para captar e, de preferência, fidelizar clientes. O “terreno de jogo transferiu-se quase totalmente para a internet”, como resume o “e- Book” da Selligent, empresa especialista em marketing cloud inteligente e omnicanal.

Com as restrições de funcionamento em curso no comércio físico, as vendas online vão certamente continuar a crescer a um ritmo sem precedentes no mercado português. As vendas online dos negócios B2C (Business to Consumer) alcançaram cerca de 5,9 mil milhões de euros em 2019, em Portugal, um crescimento de 20% face ao ano anterior, segundo dados do “CTT e-Commerce Report 2020”. O estudo estima que o comércio eletrónico cresça entre 40% e 60% este ano, em resultado da situação de pandemia e das alterações dos hábitos dos consumidores.

Além de o momento que vivemos ser propício às vendas online, estão a chegar os dias promocionais que permitem à Internet alcançar os maiores números em vendas do ano: “Black Friday” e “Cyber Monday”. E, desta forma, é o momento de lançamento de ofertas competitivas para captar a atenção dos consumidores.

De acordo com o estudo, 28% dos consumidores planeiam fazer todas as suas compras pela internet, enquanto 71% dos consumidores farão pelo menos metade das suas compras online. Na Europa ocidental é esperado um aumento de até 16,2% nas vendas online – superando em 4,2% as vendas registadas durante o mesmo período do ano passado.

E o que procuram estes consumidores? “Ter acesso a este tipo de oportunidades, mas, agora, na intimidade do seu lar”, revela o “e- Book” “Your Digital Marketing Checklist for Black Friday and Cyber Monday 2020”. Segundo o documento, 62% dos consumidores reconhecem estar tão preocupados com a pandemia, que nem as mais rigorosas medidas de segurança poderiam convencê-los a estar fisicamente nas lojas nesta “Black Friday”.

Neste contexto, o que podem as empresas fazer para captar a atenção dos seus clientes? Promover ofertas e descontos, promoções iguais às praticadas nas lojas físicas e manter os seus canais online atualizados e acessíveis, aconselha o estudo. “Também é importante prestar atenção às formas de compra digital que os consumidores acolhem melhor – 37% dos consumidores revelam estar agora mais interessados em comprar através de apps, contra 32% que opta pela opção “click & collect”. Existem ainda 22% de consumidores que preferem comprar através das redes sociais.

Na parte da comunicação, as empresas devem “aprender a comunicar com os seus clientes através dos canais digitais para, assim, alcançarem o objetivo de aumentar as vendas”, assim como “criar listas com consumidores recetivos, associar a imagem da marca aos emails enviados ou fazer um seguimento exaustivo para não saturar quem não quer receber comunicações”, aconselha a empresa especialista em marketing digital.

 

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