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Glovo decide eliminar comissões sobre os restaurantes até 2021

Por a 12 de Novembro de 2020 as 15:25

RicardoBatistaGLOVOA Glovo decidiu eliminar as comissões cobradas a todos os restaurantes aderentes da plataforma até 2021. A informação surge na sequência de uma denúncia da Deco, que defende que a Glovo e a Uber Eats exercem “abuso de poder de mercado” devido às percentagens das comissões cobradas sobre os restaurantes.

“Cientes da situação que muitos deles estão a atravessar [os restaurantes], decidimos eliminar as comissões de todos os parceiros que aderem à nossa plataforma até 2021, assumindo internamente o que isso significa a nível económico”, avançou Ricardo Batista, country manager da Glovo, ao Hipersuper.

A Deco defende que as taxas cobradas pelos dois operadores “têm efeitos no consumidor final, seja pelo aumento no preço das refeições – que em alguns casos chegam aos 10% face ao habitual em loja –, seja pela diminuição na oferta, dada a insustentabilidade dos acordos para muitos restaurantes, em especial em fase de pandemia”. Além disso, a Deco avança, em comunicado, que as comissões praticadas pela Glovo estão fixadas nos 35% sobre as vendas obtidas pelos comerciantes através da aplicação.

Em reação à denúncia da Deco, Ricardo Batista adianta que a “Glovo oferece um canal adicional de vendas para restaurantes, que não requer investimento prévio da sua parte”.

“Os restaurantes são digitalizados através da Glovo de uma forma muito simples e rápida, ligando-se automaticamente a uma rede existente de clientes. Como em muitos outros setores, a comissão do restaurante corresponde à utilização da tecnologia, serviços de marketing e acesso ao serviço de entrega, entre outros. No caso da Glovo, essas comissões variam entre 5% e 35%, mas nunca superiores a 35%”, explica.

Também contactada, a Uber Eats adianta estar empenhada em “apoiar os restaurantes e as milhares de pessoas que deles dependem para trabalhar sendo este um serviço essencial neste momento difícil”. “No início desta crise pandémica, lançámos um plano de apoio com várias iniciativas para ajudar os parceiros de restaurantes, especialmente proprietários de pequenos negócios, concentrando o nosso investimento em medidas que aumentem a procura para os nossos parceiros”, afirma fonte oficial da Uber Eats.

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