Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Sonae compromete-se a atingir neutralidade carbónica em 2040

Por a 11 de Novembro de 2020 as 11:30

Sede Sonae_Instalação painéis solares_vlA Sonae anunciou esta quarta-feira o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2040, antecipando-se à meta estabelecida pela União Europeia, prevista para 2050.

“Num mundo cada vez mais instável, onde os limites que asseguram o funcionamento do planeta estão gravemente ameaçados, a Sonae tem a ambição de contribuir para a resolução dos desafios ambientais mais urgentes da atualidade. Nesse sentido, mesmo estando a passar por uma das fases mais críticas desta pandemia, temos o dever de continuar a lutar pelo futuro coletivo”, refere Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada em comunicado.

“Assumimos o compromisso de antecipar em dez anos o desígnio da neutralidade carbónica porque, infelizmente, o planeta não pode esperar mais”, acrescenta. A responsável diz ainda que o compromisso da sustentabilidade implica “uma transformação estrutural na forma de gerir as empresas, que terão impacto nos colaboradores, clientes, parceiros e demais stakeholders”. “No entanto, acredito que a descarbonização da economia deve ser vista pelas empresas como uma oportunidade de desenvolvimento, pois abre novos caminhos de crescimento com benefícios para todos a longo prazo”, defende.

No âmbito do compromisso assumido pela companhia, esta tem em marcha um conjunto de medidas, que abrangem o recurso a energias de fonte renovável em todas as operações, a eletrificação das frotas e das operações logísticas e e-commerce e a compensação carbónica no caso das emissões não evitáveis.

A CEO da Sonae foi uma das promotoras do manifesto que defende um modelo de crescimento na Europa baseado na circularidade, nas energias renováveis e nas indústrias de baixo carbono, declarando o apoio ao Pacto Ecológico Europeu. Além disso, Cláudia Azevedo integra a plataforma Champions for Nature do Fórum Económico Mundial.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *