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Prejuízos do grupo DIA caem para metade

Por a 11 de Novembro de 2020 as 14:07

Minipreço ExpressO grupo DIA encerrou os primeiros nove meses de 2020 com um resultado líquido negativo de 245,9 milhões de euros, resultado afetado pela depreciação da moeda brasileira. O prejuízo caiu para metade face a igual período de 2019, altura em que a dona do Minipreço apresentou um prejuízo de 504,3 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), o grupo DIA reporta um EBITDA de 258 milhões de dólares, um crescimento de 171,1% face a igual período de 2019, beneficiando da diminuição dos custos de reestruturação. Depois de um EBITDA ajustado negativo de 39,7 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2019, a companhia espanhola registou um EBITDA der 91,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2020.

No que diz respeito às vendas líquidas, estas cresceram 2,2% para 5.194 milhões de euros, apesar de uma redução de 7,6% no número de lojas e dos efeitos monetários adversos.

Em Portugal, o grupo DIA atingiu um EBITDA de 10,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 65,9% face a igual período do ano anterior. Já as vendas no terceiro trimestre de 2020 foram de 163,1 milhões de euros, um crescimento homólogo de 4,2%. No mercado espanhol, o EBIDTA entre janeiro e setembro de 2020 cifrou-se em 73,9 milhões de euros, um crescimento de 90,4% face ao mesmo período do ano anterior. As vendas em Espanha no terceiro trimestre atingiram 1.101 milhões de euros, um crescimento de 7,6%.

Na operação no Brasil, o grupo fechou os primeiros meses do ano com um EBITDA negativo de 9,8 milhões de euros, valor que compara com o EBITDA negativo de 96,3 milhões de euros de igual período de 2019. No terceiro trimestre de 2020, as vendas foram de 233,3 milhões de euros no Brasil, uma diminuição de 15,8% face a igual seríodo de 2019. Aa vendas comparadas subiram, no entanto, 17,5%, tendo havido uma subida de 20% nas vendas em moeda local.

Já no mercado argentino, o grupo DIA registou um EBITDA de 16,2 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 44,5% face a igual período de 2019. No terceiro trimestre do ano, as vendas líquidas cifraram-se em 181,3 milhões de euros, mais 17,3% face a igual período do ano passado.

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