Homepage Newsletter Produção

Alimentos e bebidas aumentam em €92 milhões exportações até setembro

Por a 9 de Novembro de 2020 as 13:25

ExportacaoAs exportações de produtos alimentares e bebidas foram as únicas a registar um aumento homólogo entre janeiro e setembro deste ano, num contexto de redução generalizada das vendas para o exterior devido à pandemia, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as “Estatísticas do Comércio Internacional” de setembro, nos primeiros nove meses de 2020 “verificaram-se decréscimos em todas as grandes categorias, em ambos os fluxos [exportações e importações], exceto nas exportações de ‘produtos alimentares e bebidas’, que aumentaram 92 milhões de euros”.

O crescimento verificou-se sobretudo na subcategoria ‘produtos transformados destinados principalmente ao consumo dos particulares’, cujas exportações aumentaram 68 milhões de euros.

Em termos de taxas de variação homóloga, o INE refere que as exportações de ‘produtos alimentares e bebidas’ têm evoluído “de forma mais favorável” que as exportações globais, apresentando uma variação positiva na maioria dos meses do ano, atingindo +5,2% em setembro.

Globalmente, os dados apontam uma diminuição das exportações e das importações em setembro de 0,4% e 9,9%, respetivamente, em termos homólogos nominais, após quebras de 1,9% e 10,4% em agosto, pela mesma ordem.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *