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Ana Rita Martins (S+C): “A categoria de snacking tem um papel cada vez mais importante no consumo”

Por a 26 de Outubro de 2020 as 10:53

Ana Rita Martins_S+CAna Rita Martins, marketing manager unidade em Portugal e Espanha da Sumol+Compal, explica, em entrevista ao Hipersuper, a aposta da empresa na categoria de snacking através das marcas Compal Essencial e Um Bongo. O mercado de snacking está muito apetecível e os próprios retalhistas “estão a ajustar-se e a reajustar as suas ofertas e espaços em loja para responder a esta tendência crescente”

 A “snackification” é uma das grandes tendências de consumo no mundo, e Portugal não é exceção. Por outro lado, assistem-se a movimentos de grandes empresas a comprarem empresas mais pequenas com atividade no snacking. Está na moda este mercado?

A sociedade na qual estamos inseridos vive a um ritmo acelerado, onde as rotinas acabam por ser cada vez mais irregulares e exigentes, necessitando assim de soluções mais práticas e convenientes. Esta falta de tempo alterou profundamente o estilo de vida e as opções de consumo, acabando por criar uma oportunidade.

Com uma crescente preocupação com a saúde e o bem-estar e com a alteração profunda dos hábitos alimentares, a adopção do snacking também tem vindo a transformar-se em todas as gerações, sendo essencialmente os jovens quem fomenta a mudança deste paradigma.

Neste sentido, os snacks surgem como uma solução para responder às necessidades destes consumidores que, face a esta mudança no paradigma da alimentação e aliado às exigências diárias, procuram opções cada vez mais saudáveis de snacks com uma composição nutricionalmente equilibrada, privilegiando a fruta como ingrediente.

Como evoluiu o mercado de snacks em Portugal nos últimos anos?

Assumindo a categoria de snacking um papel cada vez mais importante no consumo, é interessante verificar que a tendência dos consumidores tem sido evolutiva na procura de soluções de snacks mais saudáveis, não obstante o papel que possam continuar a ter na reposta a momentos de maior “indulgence”, mas esta substituição é derivada pela crescente preocupação com a saúde e o bem-estar.

Vivemos numa sociedade agitada e com alterações no paradigma da alimentação, pelo que a inovação tem crescido em categorias associadas à nutrição e saúde, em especial nos snacks de fruta e derivados.

A fruta tem hoje um papel emocional diferente e ganhou ainda maior relevância como aliado para evitar más opções alimentares, principalmente entre refeições. Neste contexto, a Compal Essencial apresenta soluções convenientes e práticas que facilitam a ingestão de fruta em qualquer altura do dia, em qualquer lugar e representa um complemento ao consumo diário de fruta.

Quais as vossas estimativas de volume de negócios para o mercado de snacks em Portugal no final de 2020 e 2021?

Estamos centrados naquilo que é o nosso core, snacks saudáveis de fruta e podemos dizer que o segmento estava em crescimento. Contudo, o contexto pandémico veio alterar o ritmo de vida diário e consequentemente os padrões de consumo pelo que ainda é prematuro perspetivar estimativas de volume de negócio para o futuro, sendo fundamental nesta fase perceber o que são mudanças conjunturais e o que são mudanças estruturais nos comportamentos de compra e consumo, para adequar as propostas às necessidades dos consumidores.

Quais são os drivers de crescimento deste mercado ?

Com a mudança de mentalidade dos consumidores é necessário ter a naturalidade, o valor nutricional, a sustentabilidade, a origem da matéria-prima e a procura do melhor sabor como os drivers de crescimento.

As soluções de snacking proporcionadas pela gama Compal Essencial procuram responder a estes eixos, apresentando na sua gama uma variedade de opções práticas de consumo de fruta, sendo visto como um complemento ou reforço do consumo diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde de, pelo menos, 400g de hortofrutícolas.

Quem são os consumidores deste tipo de snacks em Portugal?

A conveniência tem vindo a assumir um papel importante na vida das pessoas, com repercussões na forma como está a evoluir a categoria de snacking, com uma clara valorização e crescente procura pelo que é natural e fresco, prático e conveniente.

Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a saúde, principalmente nas escolhas alimentares, daí serem exigentes na resposta às suas necessidades. Estamos a falar dos segmentos mais jovens, mas é sobretudo um perfil mais consciente do que ingere e que procura produtos saudáveis, práticos e equilibrados nas suas escolhas diárias.

A fruta é um alimento rico nutricionalmente, torna-se fundamental para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares, contudo pode ser difícil incluí-lo na correria das nossas vidas.

Quais as vossas principais apostas neste segmento?

A atual gama engloba o Compal Essencial doses de fruta, disponível em cinco sabores (morango, manga, maçã, pêssego e pera) para momentos em que o consumo de fruta esteja dificultado ou impedido, o Compal Essencial Kids, mais direcionado para um target infantil, e o Compal Essencial à Colher, um snack feito com 100% fruta esmagada sem adição de açúcares e uma mistura de cereais crocantes que conferem maior saciedade à proposta. Mais recentemente, a marca alargou o seu portefólio com o lançamento do formato Saquetas de Fruta, um formato muito pragmático e adequado para ocasiões de consumo on the go.

Qual o valor da faturação das vossas marcas de snacking? Quais as estimativas de evolução no final de 2020?

Não sendo possível reportar dados, já demos algumas perspetivas de futuro em resposta anterior.

Quais os canais de distribuição privilegiados e quanto representa cada um deles na faturação global?

Em termos de canais, o retalho alimentar moderno é naturalmente estruturante na acessibilidade da marca, constituindo um dos principais canais de venda. As próprias insígnias estão a ajustar-se e a reajustar as suas ofertas e espaços em loja para responder a esta tendência crescente

Paralelamente, temos outro canal de venda estruturante para estabelecer o posicionamento da marca que são as Frutarias Essencial. Localizadas em cinco estações de metro da cidade de Lisboa, são uma plataforma de venda para estimular um consumo mais “on the go” mas também uma plataforma de comunicação que nos permite um contacto relevante e diário com o target, em situações de rotina.

Qual a estratégia para fazer crescer as vendas e a categoria de snacking?S+C

A Sumol+Compal está atenta às necessidades das pessoas, respondendo e antecipando estas tendências. Dentro do seu portefólio, Compal Essencial é a marca que melhor corporiza a abordagem estratégica a este segmento, procurando valorizar a fruta no momento de snacking. Por este motivo, temos vindo a apostar em Compal Essencial, com uma proposta de doses de fruta que até hoje não tem comparação em todo o mercado, e que com as inovações recentes que tem vindo a lançar – Compal Essencial à Colher ou Purés de Fruta em saquetas – se procura posicionar como uma solução prática e conveniente de snacks saudáveis à base de fruta.

Mais recentemente num novo segmento de purés de fruta com as marcas Compal Essencial e Um Bongo e que traduz uma ambição em democratizar e massificar o consumo de duas marcas de referência da Sumol+Compal e entregar aos consumidores uma proposta de snacking num novo formato de saqueta mais conveniente e com um sabor, textura e qualidade inerentes às marcas que lhe dão origem.

Compal Essencial vem alargar o seu portefólio de snacks saudáveis de fruta reforçando a oferta de soluções convenientes e práticas que possibilitam a ingestão de fruta em qualquer altura do dia e em qualquer local. Com uma proposta de 100% fruta esmagada em formato saqueta, sem adição de açúcares e com um “shape” redondo icónico da gama, com capacidade de 85g, está disponível em dois sabores, correspondentes aos best sellers desta categoria, Maçã/Banana e Multifrutos. Para além do consumo infantil inerente a este segmento, a marca pretende recrutar um consumo mais adulto, que procura cada vez mais soluções de snacks à base de fruta, nutritivas e saciantes para consumir entre refeições.

Um Bongo apresenta uma nova proposta que proporciona diversão, sabor e equilíbrio nutricional, reforçando assim as credenciais de nutrição que vêm sedimentar o novo posicionamento da marca junto dos pais e despertar a curiosidade das crianças em experimentar os seus sabores preferidos. Disponível no clássico sabor 8 Frutos e também em Manga, com uma capacidade de 90gr e uma textura suave e sabores únicos, os novos purés de fruta Um Bongo mantém a promessa do bom sabor da selva num formato conveniente e prático para continuar a alimentar as brincadeiras e os lanches dos mais novos.

 

 

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