Embalagens com sistema “refill” das marcas de champô da P&G vão chegar a 200 milhões de lares europeus
A Procter & Gamble desenvolveu embalagens de alumínio reutilizáveis em grande escala, na Europa, para as suas marcas de champô H&S, Pantene, Herbal Essences e Aussie. Equipadas com um sistema de “refill”, as embalagens vão chegar a “200 milhões de lares” no próximo ano

Rita Gonçalves
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
A Procter & Gamble (P&G) desenvolveu as primeiras embalagens de alumínio reutilizáveis em grande escala na Europa para as suas marcas de champô H&S, Pantene, Herbal Essences e Aussie. As embalagens estão equipadas com um sistema de “refill” que permitirá a “200 milhões de lares europeus” reduzir, reutilizar e reciclar as suas embalagens. O novo packaging chegará ao mercado em 2021.
Com esta medida, a P&G estabelece o compromisso de reduzir a utilização de plástico virgem em 50% nas embalagens de champô e condicionadores até ao final de 2021. “Nessa altura, serão produzidas menos 300 milhões de embalagens de plástico virgem por ano”, estima a empresa.
A multinacional com 181 anos anunciou o lançamento das novas embalagens esta quinta-feira, por ocasião da Cimeira “Reuters Responsible Business”, concretamente no debate “A oportunidade para agir é agora: promovendo a beleza responsável na Europa”.
“Precisamos de remar contra a maré na crise do desperdício de plástico. Não há tempo a perder quando se trata de proteger o nosso planeta. É, por isso, que estou entusiasmado por anunciar uma inovadora embalagem, intitulada ‘sistema de refill’”, disse Artur Litarowicz, senior vice president e general manager para a área de haircare da P&G Europa, que participou no debate promovido pela Reuters, ao lado do fundador e CEO da TerraCycle, Tom Szaky, do Head of Plastic Waste and Business da WWF, Erin Simon, e da ativista Clover Hogan.
“Há muito que acredito que o ato de refill é muito importante para o futuro das embalagens sustentáveis e a inovação anunciada é um passo positivo, na direção certa, para os muitos milhões de famílias que servem. Embora haja, claramente, mais a ser feito, é ótimo ver uma grande companhia como esta a encarar o problema a sério e usar a sua escala para impulsionar mudanças de forma rápida e impactante”, comentou Tom Szaky.