Homepage Newsletter Ponto de Venda

Casino estreia loja automática. Conheça as diferenças entre a “BlackBox” e a “Amazon Go”

Por a 16 de Outubro de 2020 as 13:18

Casino_MonoprixO Grupo Casino, retalhista de origem francesa, apresentou o seu primeiro projeto de loja automática e também o primeiro entre retalhistas franceses, denominado “BlackBox”.  A loja foi instalada na sede da retalhista especializada Monoprix, em Clichy, a cerca de oito quilómetros de Paris. O conceito já vinha a ser testado pelos trabalhadores da Monoprix.

Apesar de seguir o conceito “cashierless”, estreado pela Amazon em 2018, o estabelecimento não tem o aparato de tecnológico da loja do gigante do retalho online, concretamente o investimento feito pela norte-americana em câmaras de infravermelhos. A loja ocupa cerca de 18 metros quadrados onde estão à venda cerca de 300 referências de produto.

A oferta assenta sobretudo nas categorias de snacks, produtos de cuidado pessoal e de higiene do lar. “Iniciámos este projeto há cerca de um ano e meio e o objetivo é tornar a experiência de compra mais fluída”, disse Lorraine Gentin, vice-diretor da área digital e de inovação do Grupo Casino, à revista especializada francesa LSA.

Outra diferença em relação ao projeto “cashierless” da Amazon é que não é necessário instalar uma aplicação mobile. Um cartão de crédito é o quanto basta para entrar na loja. De seguida, e após a retirada dos produtos das prateleiras, basta apenas um toque num ecrã para validar a aquisição.

O pagamento é, assim, feito sem contacto e todos os que desejem receber o recibo no email basta associar o endereço no ecrã touch. Sem câmaras de vigilância, a retalhista equipou as prateleiras com balanças hipersensíveis, com capacidade para detetar a mais leve alteração de peso. Combinada com a tecnologia inteligência artificial, permite saber com  rigor qual o produto que o cliente retirou da prateleira.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *