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Vendas líquidas do Grupo DIA registam 1.700 milhões no terceiro trimestre de 2020

Por a 15 de Outubro de 2020 as 15:38

Minipreço ExpressAs vendas líquidas do Grupo DIA alcançaram quase 1.700 milhões no terceiro trimestre de 2020, o que representa um crescimento homólogo de 2,5% e uma subida de 6,3% nas vendas comparáveis, segundo um comunicado da retalhista que apresenta os resultados preliminares do terceiro trimestre.

“A DIA continua com a sua trajetória positiva durante o terceiro trimestre e no acumulado do ano, graças aos esforços continuados de transformação que foram implementados e que se centraram na oferta melhorada dos frescos aos clientes”, comentou Stephan DuCharme, presidente executivo do grupo, citado no comunicado.

Por regiões, as vendas líquidas cifraram-se em 1.101,5 milhões de euros em Espanha, entre julho e setembro, uma subida homóloga de quase 5%. O novo modelo de franquia foi implementado em mais de 700 lojas nos primeiros nove meses do ano,  65% do número de total de lojas no país vizinho.

Em Portugal, o grupo registou vendas líquidas de 163,1 milhões de euros no mesmo período, um crescimento de 4,2% face a igual período de 2019 e uma subida de 1,1% nas vendas comparáveis. “O novo modelo operativo e a otimização do sortido apoiaram os dados positivos do ‘like-for-like’ que compensaram o impacto negativo dos menores níveis de turismo nas principais cidades”, lê-se no comunicado. O novo modelo de franquia foi já implementado em 65% das lojas portuguesas.

“Os níveis mais reduzidos de turismo internacional durante o período de férias, visível no nível de tráfego em loja, não tiveram um impacto material no nosso desempenha anual até à data em Espanha e Portugal, já que se manteve um incremento ao nível da cesta média e continuamos com o nosso propósito de sermos a oferta de proximidade de eleição dos nossos clientes”, comentou Stephan DuCharme.

Stephan DuCharme, CEO do grupo DIA

Stephan DuCharme, CEO do grupo DIA

No Brasil, as vendas líquidas registaram uma redução homóloga de 15,8% para 233,3 milhões de euros, apesar de as vendas comparáveis terem crescido 17,5%. “As vendas líquidas cresceram 20% em moeda local, apesar da redução de 12% no número de lojas como consequência do encerramento de localizações não rentáveis. O montante da venda em euros está impactado pela desvalorização do real brasileiro em cerca de 30% durante o período”, explica o grupo.

Por último, na Argentina, as vendas líquidas cifraram-se em 181,3 milhões de euros, um crescimento homólogo de 17,3%, mas uma descida de 3,5% nas vendas comparáveis. As vendas ‘like for like’ foram impactadas pela “baixa confiança do consumidor e dos níveis de consumo”, justifica a empresa.

O Brasil “continua a beneficiar da melhoria da cadeia de fornecimento e de operações nas lojas, além do arranque da nova estratégia comercial”. Por outro lado, “o desempenho da Argentina continua sólido, apesar do desafiante contexto macroeconómico em que se encontra o país”, disse ainda o presidente executivo.

O grupo de distribuição de origem espanhola fechou o terceiro trimestre do ano com um total de 6.207 lojas, uma redução de 7,6% em relação a igual período de 2019.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, as vendas líquidas da dona do Minipreço atingiram 5.194,5 milhões de euros, um crescimento homólogo de 2,2% e uma subida de 7,9% nas vendas comparáveis.

O Grupo DIA apresentará as contas definitivas relativas ao terceiro trimestre a 11 de novembro de 2020.

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