Homepage Logística Newsletter

Transações de imobiliário industrial e logístico crescem 33% até junho

Por a 9 de Outubro de 2020 as 12:42

logistica_#A transação de imóveis nos mercados industrial e logístico aumentou 33% no primeiro semestre de 2020, face ao período homólogo de 2019, com um total de 94.800 metros quadrados de ativos transacionados.

“A atividade de ocupação refletiu uma maior resiliência do setor industrial e de logística. Com perto de 20 negócios, a área média por operação aumentou para os 5.600 metros quadrados”, revela o Markbeat Portugal Outono 2020, um estudo feito pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

Para o bom desempenho contribuíram negócios de dimensão relevante, “entre os quais as ocupações próprias pela Hotelar dos 22.000 metros quadrados da renovada Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela (Santo Tirso) e pela Hovione dos 11.400 metros quadrados do seu novo edifício em Loures”, segundo a mesma fonte.

Com o aumento do comércio online, também a procura de espaços adaptados a este modelo de negócio tem vindo a aumentar, particularmente para ocupação de espaços logísticos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e de plataformas de distribuição de “last mile” nos centros urbanos destas cidades, “estando inclusive a atrair novos intervenientes no mercado”. Acompanhando a tendência de outros países, a oferta de unidades de armazenamento (self storage) também se encontra em crescimento.

Relativamente a projetos futuros, o segmento da distribuição alimentar “irá continuar ativo”, estando previsto para breve a abertura do novo entreposto do Lidl no Parque Industrial de Santo Tirso com 48.000 metros quadrados e daqui a dois anos a conclusão da construção da plataforma logística da ALDI em Alhos Vedros (Moita), numa área de 80.000 metros quadrados.

Vão entrar ainda no mercado novos projetos, como a Plataforma Logística Lisboa Norte da Merlin Properties na Castanheira do Ribatejo, com uma área total de 225.000 metros quadrados e cujo primeiro armazém com 45.000 metros quadrados se encontra em construção, com conclusão prevista para 2021, e o projeto logístico da Aquila Capital na Azambuja, com 115.000 metros quadrados.

“Adicionalmente, dadas as boas ligações rodoviárias a Espanha, zonas como Benavente e Montijo começam a ser consideradas pelos grandes ocupantes”, revela o estudo.

O setor industrial tem também atraído grandes investidores, como a farmacêutica Hovione, que adquiriu um terreno com 40 hectares na Baía do Tejo (Seixal) para expandir a sua atividade, a Generis Farmacêutica, que irá desenvolver um lote de 8,8 hectares em Rio Maior, numa primeira fase com uma unidade de embalamento de medicamentos, e a fabricante de estruturas Stelia Aerospace (grupo Airbus), que irá instalar em Santo Tirso uma unidade com 72.000 metros quadrados.

A promotora belga VGP irá também construir o primeiro parque industrial e logístico no país, o VGP Park Santa Maria da Feira, com 30.500 metros quadrados adequados aos serviços de logística, armazenagem, atividade comercial e indústria ligeira.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *