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Filhos influenciam mais compras sustentáveis do que políticos ou celebridades

Por a 2 de Outubro de 2020 as 14:30

SustentabilidadeOs filhos são o principal motor de motivação para compras cada vez mais sustentáveis, revela um estudo europeu da GfK. Apesar da tenra idade, a verdade é que conseguem influenciar mais que os políticos (14%), líderes da opinião pública (13%) ou as celebridades (9%).

Além dos filhos (45%), os que mais influência têm na tomada de consciência da pegada ambiental na altura da compra são os amigos mais próximos (42%), os cônjuges (37%) e os pais (19%).

Quando este estudo da GfK começou a ser feito, em 2019, o meio ambiente já era uma preocupação particular nas gerações mais novas. Em 2020, perante a ameaça de uma pandemia global e o confinamento, parecia que a preocupação com o planeta poderia sair das agendas, mas, em vez disso, permaneceu no “top-of-mind” dos consumidores.

Quatro em cada dez lares na Europa (42%) dizem ser diretamente afetados pelos problemas ambientais.  Quando se trata de tomar atitudes em relação à sustentabilidade, mais de um em cada três lares na Europa parou de comprar produtos e ou serviços devido à sua pegada ambiental negativa. Noutras palavras, a responsabilidade social tornou-se, em alguns países, “uma regra absoluta”, revela a mesma fonte.

Os dados de 2020 mostram que os consumidores acreditam cada vez mais que o seu comportamento de compra pode fazer uma diferença positiva no meio ambiente. Os entrevistados consideram que são os fabricantes aqueles que têm maior possibilidade de impactar positivamente o ambiente, seguidos do governo.

Na era da Covid-19, quando os padrões de higiene podem salvar vidas, é ainda mais notável que tantos consumidores queiram evitar o desperdício de embalagens, refletindo-se no comportamento de compra. Três em cada dez famílias certificam-se de que os itens que compram não são embalados em plástico.

Os resultados deste estudo são baseados na pesquisa realizada pela GfK, em colaboração com a Kantar e a Europanel em dezanove países, cujos dados são de dez mercados: Portugal, Espanha, Itália, Grã-Bretanha, Irlanda, Alemanha, França, Eslováquia, República Checa e Polónia.

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