Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Lidl e Intermarché: as únicas insígnias de retalho alimentar a ganhar quota em 2020

Por a 24 de Setembro de 2020 as 11:39

Intermarche_LidlA pandemia da Covid-19 trouxe mudanças no xadrez do grande consumo em Portugal, num contexto em que as famílias portuguesas aumentaram em 12% as compras de supermercado, entre janeiro e agosto de 2020. A cadeia de distribuição discount Lidl e a retalhista de origem francesa Intermarché são as únicas insígnias de retalho alimentar a ganhar quota de mercado em valor no ano em curso.

A quota de mercado do Lidl aumentou 0,6% entre janeiro e agosto de 2020, em termos homólogos, para 11,3%, revela um estudo da Kantar Worlpanel. “O Lidl atinge os melhores números do ano, aproximando-se dos 12% de mercado”, lê-se nas conclusões do estudo.

O Intermarché, por sua vez, aumentou em 1% a quota de mercado no mesmo período para alcançar uma fatia de 8,8% do retalho alimentar português. “No mês de março, verificou-se um forte crescimento do Intermarché, que conseguiu manter nos restantes meses do ano”, segundo a mesma fonte.

Pelo contrário, as maiores insígnias do mercado português de grande consumo perderam terreno até agosto, sem comprometer, no entanto, a liderança. A Sonae perde 0,9% de quota para alcançar 26,8% do mercado e a Jerónimo Martins recua 1,4% para uma participação de 22,9%.

“No mês de março verificou-se uma queda na quota da Jerónimo Martins, num mercado que começou a crescer na casa dos dois dígitos. Durante o confinamento, a Sonae seguiu o mesmo caminho e cedeu alguma quota”, explica a mesma fonte.

O estudo ressalva que, não obstante a perda quota de mercado, as insígnias que lideram o mercado “mantém as suas posições com muita solidez”, acrescentando que este é um “fenómeno que tem ocorrido igual em todos os países e que responde à lógica de um mercado maior mas, ao mesmo tempo, mais distribuído entre os diferentes agentes”.

A retalhista francesa Auchan manteve praticamente a quota de mercado do período homólogo (5,6%) e o distribuidor de origem espanhola DIA Portugal perde 0,3% de quota para uma participação de 3,9% do mercado.

“A Auchan, embora não ganhe quota, permanece quase estável neste mercado maior. O Minipreço, que ganhou durante as semanas do confinamento, perdeu terreno nas últimas semanas”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *