Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Bebidas espirituosas vão disponibilizar mais informação ao consumidor

Por a 11 de Setembro de 2020 as 9:56

espirituosasA ANEBE (Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas) assinou ontem, dia 10 de setembro, em Lisboa, o Memorando de Entendimento relativo à informação sobre o valor energético, ingredientes e composição nutricional das bebidas espirituosas vendidas na Europa. A ratificação do memorando foi feita na presença de Sarah Melina, diretora de Mercado Interno da spiritsEurope, associação que representa os interesses dos produtores europeus de bebidas espirituosas.

O setor das bebidas espirituosas compromete-se, assim, a disponibilizar nos rótulos e no canal online, informação sobre o valor energético, lista de ingredientes e composição nutricional das bebidas espirituosas.

O memorando determina que, até final do ano 2020, uma em cada quatro garrafas deverá incluir esta nova informação, peso que deverá aumentar para 50% e 66% até ao final de 2021 e 2022, respetivamente.

João Vargas, secretário-geral da ANEBE, evidencia o pioneirismo do setor e do país, em comunicado de imprensa. “Somos dos primeiros a assumir voluntariamente, antes do tempo estabelecido pela Comissão Europeia, a disponibilização desta informação. Isto apesar “do esforço adicional decorrente dos desafios financeiros e logísticos associados ao processo”.

Christian Porta, Presidente da spirtisEurope, afirmou, por sua vez, que o setor está “orgulhoso do compromisso único e pioneiro assinado pelos produtores europeus de bebidas espirituosas, que irão fornecer aos consumidores a informação que procuram para que tenham mais autonomia para fazer escolhas informadas e responsáveis”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *