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As linhas mestras da nova estratégia do Grupo DIA

Por a 10 de Setembro de 2020 as 15:38
Stephan DuCharme, CEO do grupo DIA

Stephan DuCharme, CEO do grupo DIA

O Grupo DIA apresentou esta quinta-feira a segunda fase do plano estratégico que decorrerá até 2023. Num encontro que reuniu cerca de 800 participantes, entre fornecedores e parceiros de franchising, Stephan DuCharme, CEO do grupo, deu a conhecer a próxima fase do plano de crescimento nos quatro países onde o grupo opera – Portugal, Espanha, Brasil e Argentina.

Mais tarde, falou com os jornalistas, começando por frisar que a primeira fase do plano começou há cerca de ano e meio quando a Letter One entrou no capital da distribuidora, e se deu o lançamento de um novo modelo de franquia, a remodelação das equipas e a melhoria dos processos logísticos e da oferta comercial em loja.

Agora, na segunda fase, a estratégia do grupo assenta em três pilares: comercial, franquia e operações. “As mudanças estão em curso na área comercial, com destaque para o novo conceito de loja, que prevê renovações, relocalizações e novas aberturas até 2023”, concretizou.

Além disso, a estratégia comercial tem como objetivos reforçar a marca própria com o lançamento de um conjunto de novas referências, o alargamento da cobertura do comércio eletrónico, a otimização do sortido em cada uma das quase 600 lojas em Portugal e criar um programa de fidelização que dê apoio ao novo conceito de loja.

No domínio das franquias, o grupo, depois de definido o novo modelo, tem agora em marcha a criação de um novo programa para angariar franquiados.

Por último, na área das operações, o DIA está a otimizar processos logísticos para aumentar a eficiência na cadeia de fornecimento e “reduzir a complexidade das operações e do inventário”.

Operação portuguesa já reflete mudanças 

“Os números da operação portuguesa revelam que estamos no bom caminho, mas ainda temos um longo percurso pela frente. O projeto de melhoria na oferta de frescos, a revisão do sortido e o novo modelo operacional, estão na base do crescimento da insígnia em Portugal. Os números do primeiro semestre já refletem o impacto dessas mudanças”, comentou Miguel Guinea, presidente executivo da DIA Portugal.

O grupo registou vendas brutas sob insígnia de 430,6 milhões de euros em Portugal, nos primeiros seis meses do ano, o que representa uma subida de 5,7% em relação ao primeiro semestre de 2020. As vendas líquidas cifraram-se em 309 milhões de euros, mais 6,4%

Helena Guedes, diretora comercial do DIA Portugal, disse, por sua vez, que “fortalecer o sortido (…) unificando a oferta em loja, melhorar a dinâmica promocional (…), revitalizar o Clube Minipreço (…), consolidar o projeto de frescos (…), evoluir no ecommerce e transformar a marca própria”, são mais objetivos desta segunda fase do plano de crescimento do grupo DIA em Portugal.

 

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