FMCG Homepage Newsletter Produção

Mestre Saúl. A primeira marca portuguesa de conservas maturadas é açoriana

Por a 7 de Setembro de 2020 as 9:58

MestreSaulChama-se Mestre Saúl a primeira marca portuguesa de conservas maturadas. Produzida pela conserveira açoriana Santa Catarina, na ilha de São Jorge, a marca foi apresentada recentemente e está à venda em exclusivo nos armazéns do El Corte Inglés em Portugal e Espanha.

O que são, afinal, conservas maturadas? A matéria-prima é “manipulada de acordo com as técnicas ancestrais de curar o peixe em conserva e mantém-se em maturação mais de um ano em lata até estar pronto para ser consumido. O processo de maturação serve para agregar sabor sem intervir no ingrediente principal, ou seja, o atum. Este, transforma-se com o tempo, as fibras ficam mais macias e o sabor mais suave e delicado”, explica o El Corte Inglés em comunicado de imprensa.

“É importante selecionar e procurar bem os parceiros para mantermos o nosso caminho de qualidade e sustentabilidade”, afirmou o diretor-geral do El Corte Inglés, Enrique Hidalgo, por ocasião da apresentação do novo produto.  Por ser um produto inovador e que inaugura uma nova categoria dentro do mercado de conservas, a nova marca posiciona-se no segmento premium. As conservas de atum maturado estão à venda em duas versões: lata e frasco.

El Corte Ingles1Conservas Santa Catarina desafia El Corte Inglés

O presidente da Conservas Santa Catarina, o maior empregador da ilha de São Jorge, lançou um desafio à empresa que está em Portugal há 19 anos. “Se o El Corte Inglés quiser ser o embaixador da Mestre Saúl no mercado espanhol, lançamos-lhe esse desafio, estamos preparados para fazer esse lançamento para que esta parceria entre Santa Catarina e o El Corte Inglés seja ainda mais profunda e o El Corte Inglés seja um contribuinte para as nossas exportações e o desenvolvimento da nossa economia, como tem sido até aqui”, disse Rogério Veiros.

Por sua vez, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, comentou: “A pesca dos Açores tem características que a tornam uma pesca ambientalmente sustentável, uma prática que a diferencia de outras pescarias. É por isso também que participo com muito entusiasmo na apresentação desta nova marca da empresa de Santa Catarina que ostenta o selo Conservas de Portugal”.

“A indústria conserveira nos Açores é muito importante. Gera cerca de 60 milhões de euros anuais e é responsável por mais de 700 postos de trabalho. Ao falar desta indústria necessariamente tem que se falar da mão-de-obra feminina. São as mãos laboriosas das mulheres dos Açores que são responsáveis pela qualidade das conservas “, considerou, por outro lado, Gui Menezes, secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *