Homepage Logística Newsletter

Smurfit Kappa avança para projeto de armazenamento de energia em forma de hidrogénio

Por a 2 de Setembro de 2020 as 16:39

Paper reels

A Smurfit Kappa anunciou esta quarta-feira que vai participar no projeto financiado pela União Europeia HYFLEXPOWER, que tem o propósito de demonstrar “que se pode produzir e armazenar hidrogénio proveniente de energias renováveis, e substituir até 100% do gás natural utilizado atualmente nas fábricas de cogeração”.

A investigação começará a ser desenvolvida na fábrica de papel da Saillat, em França, que pretende introduzir um protótipo de turbina de gás hidrogénio integrada, no âmbito do projeto de investigação.

“Na Smurfit Kappa, estamos fortemente orientados para a inovação e a melhoria da nossa eficiência energética, pelo que nos sentimos muito orgulhosos por termos sido selecionados para participar neste projeto. A nossa fábrica de Saillat é o local perfeito para esta investigação revolucionária, graças à sua dimensão e ao seu sistema de cogeração dentro do mesmo espaço. Queremos trabalhar com todos os participantes para garantir que o projeto é um sucesso, e preparar o terreno para a transição de um setor energético global de um sistema baseado em combustíveis fósseis para um sistema com emissões zero”, refere Laurent Sellier, diretor de operações da Smurfit Kappa Papel na Europa, citado em comunicado.

O projeto conta com a participação da Engie Solutions, Siemens Gas and Power, Centrax, ARTTIC, o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), e as Universidades de Atenas, na Grécia, Lund, na Suécia, Duisburg-Essen, na Alemanha e UCL de Londres, no Reino Unido.

Sendo construído em 2021, a prova-piloto será realizada em 2022. O protótipo instalado na fábrica será usado para armazenar o excesso de energia renovável, sob a forma de hidrogénio verde. Este pode ser utilizado para gerar energia elétrica e libertá-la para a rede.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *