Homepage Newsletter Ponto de Venda Sem categoria

Pandemia arrasta Vista Alegre para prejuízos no primeiro semestre

Por a 1 de Setembro de 2020 as 14:18

Vista AlegreA Vista Alegre Atlantis (VAA) fechou o primeiro semestre do ano em terreno negativo, tendo reportado um prejuízo de 3,4 milhões de euros, que compara com o lucro de 3,7 milhões de euros de igual semestre de 2019.

O volume de negócios atingiu 42,6 milhões de euros, um recuo de 26% face ao período homólogo do ano anterior. O desempenho do volume de negócios foi suportado pelas exportações. Estas cresceram 7,4 pontos percentuais face a igual período do ano anterior. Os principais países para onde foram canalizadas as exportações foram a França, Holanda e Itália.

Já o EBITDA caiu 65% para 4,1 milhões de euros, com uma margem de 9,6%. A margem, nos primeiros seis meses de 2019, foi de 20,1%.

“O segmento da Porcelana, do Cristal e Vidro e da Faiança, devido ao abrandamento que se começou a sentir no final de fevereiro, ao encerramento das lojas durante os meses de março, abril, maio e junho, assim como ao período de férias coletivas que ocorreu entre 23 de março até 10 de abril, antecipando o período tradicional de férias em agosto, foram os segmentos que mais afetaram a quebra do volume de negócios no segundo trimestre”, refere a companhia em comunicado enviado à CMVM.

“O peso dos mercados externos continuou a crescer para os 83,8% do volume de negócios da Vista Alegre, atingindo os 35,4 milhões de euros”, acrescenta o grupo.

As vendas no mercado interno fixaram-se nos 7,2 milhões de euros, valor que foi impactado pelo encerramento das lojas, quando nos primeiros seis meses do ano de 2019 aquelas haviam sido de 13,9 milhões de euros.

Apesar dos efeitos da Covid-19 sobre o negócio da empresa, esta começa a dar sinais de recuperação. Em junho, o grupo conseguiu um volume de negócios de 9,2 milhões de euros, “superando em cerca 6% o período homólogo (8,7 milhões de euros), representando um importante sinal da recuperação gradual da sua atividade face ao cenário negativo vivido no pico da pandemia”, lê-se no documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *