Distribuição Homepage Newsletter

PIB contrai 16,3% no segundo trimestre, confirma INE

Por a 31 de Agosto de 2020 as 11:32

consumo_millennialsO Produto Interno Bruto (PIB) recuou 16,3% em termos homólogos no segundo trimestre de 2020, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). No trimestre anterior, entre janeiro e março, o PIB havia retraído 2,3% em termos homólogos. Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, o PIB diminuiu 13,9%.

O INE explica que o forte recuo se ficou a dever sobretudo “à contração da atividade económica que refletiu o impacto da pandemia Covid-19” e “que se fez sentir de forma mais intensa nos primeiros dois meses do segundo trimestre”.

“A procura interna apresentou um contributo negativo para a variação homóloga do PIB consideravelmente mais acentuado que o observado no trimestre anterior (passando de -1,2 para -11,9 pontos percentuais), refletindo a expressiva contração do consumo privado e do investimento”, explica o INE. O desempenho das exportações de bens de serviços também contribuiu de forma acentuada para a quebra do PIB. As exportações diminuíram 39,5% no segundo trimestre e as importações recuaram 29,9%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *