Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Missão Continente doa 12,3 milhões de excedentes alimentares em 2019

Por a 27 de Agosto de 2020 as 13:55

Continente_loja_A Missão Continente doou 12,3 milhões de excedentes alimentares em 2019, tendo 8,5 milhões sido entregues a 1.013 instituições de solidariedade social e de apoio a animais, segundo dados do Relatório da Missão Continente 2019.

Ainda no âmbito do combate ao desperdício alimentar, a iniciativa lançou a Bread Beer, cerveja artesanal concebida com restos de pão e migalhas das padarias Continente, numa colaboração com a cerveja vadia. “Consciente da limitação de recursos do planeta e da crescente procura, a Missão Continente atua ao nível do combate ao desperdício alimentar, procurando aproveitar ao máximo todos os recursos, reintroduzindo no ciclo de vida os subprodutos dos processos de transformação ou reabsorvendo os excedentes dos processos de distribuição”, refere a insígnia de retalho da Sonae MC, em comunicado.

Dentro da iniciativa Donativo Missão Continente, no âmbito do incentivo de alimentação e estilos de vida saudáveis, a edição de 2018/2019 apoiou com 240 mil euros 12 projetos nacionais dedicados à alimentação saudável e inclusão social. O projeto conta com o envolvimento de parceiros da Missão Continente para identificar e avaliar as candidaturas recebidas.

Ainda em 2019, o Continente avança que foram concluídos planos de otimização nutricional em mais de 60 produtos, traduzindo-se em diminuições anuais de 47 toneladas de sal, 200 toneladas de açúcares em iogurtes líquidos e bolachas e mais de 25 toneladas de gorduras em iogurtes gregos.

No âmbito da economia circular no combate ao desperdício, a Missão Continente levou a cabo, entre outros, o projeto relacionado com os doces & chutneys feitos a partir de frutas e legumes que perdem atratividade para serem comercializados no mercado.

O projeto Banana Solteira, por exemplo, que incentiva a compra de bananas que foram separadas do cacho, fez com que o desperdício destas tivesse uma diminuição de 25% face ao ano anterior.

No que diz respeito a iniciativas ligadas à estratégia para o uso responsável de plásticos, o Continente reduziu mais de 4,2 mil toneladas de plástico virgem. Em 2019, a insígnia abriu o primeiro supermercado plastic free na secção de frutas e legumes.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *