Data Center Homepage Newsletter

Insolvências em Portugal aumentam 4,2% até julho

Por a 11 de Agosto de 2020 as 12:22

processo_insolvenciasAs insolvências em Portugal aumentaram 4,2% entre janeiro e julho deste ano, face ao período homólogo. Registaram-se 1.392 novas insolvências desde o início de 2020, mais 56 casos que em igual período de 2019, de acordo com os dados do Barómetro mensal da Informa.

Mais de um quarto (376) das insolvências estão associadas à indústria, que regista mais 21 casos de insolvência que no período homólogo. Juntando a indústria e os setores de retalho, grossistas e alojamento e restauração, estas áreas concentram quase dois terços do total das novas insolvências no tecido empresarial português.

“Estes valores ainda não são reveladores da situação real das empresas, em parte devido às medidas de apoio que o Estado português colocou à sua disposição, e ao facto de estes processos serem normalmente demorados e envolverem a atividade dos tribunais, que também foi afetada durante a pandemia”, explica a empresa de estudos de mercado, em comunicado.

Por sua vez, a criação de empresas em Portugal recuou 39% para as 21.111 constituições, entre janeiro e julho de 2020, face ao período homólogo de 2019.

Apesar da quebra acentuada no acumulado do ano, em julho o indicador apresenta uma recuperação, “após as grandes quebras registadas até final de abril, sobretudo durante o Estado de Emergência”. Foram criadas um total 2.916 apenas no mês de julho, o que traduz uma quebra de 26% em termos homólogos.

Por outro lado, encerraram 6.929 empresas entre janeiro e julho de 2020, menos 23% que em igual período de 2019. “Esta descida verificou-se em todas as regiões e setores, com a exceção do setor dos transportes”.

Em julho encerraram 920 entidades, valor que se mantém abaixo face ao mesmo período do ano passado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *