Distribuição Homepage Newsletter

Sociedade do Luxemburgo lança oferta para compra de parte da dívida do grupo DIA

Por a 10 de Agosto de 2020 as 20:22

Minipreço FamilyA sociedade luxemburguesa DEA Finance apresentou uma oferta a detentores de títulos obrigacionistas emitidos pela cadeia de supermercados DIA, com vista à aquisição de até 450 milhões de euros. 

A oferta dirige-se a titulares de obrigações num valor agregado de 600 milhões de euros e com maturidade vencida em 2021 e 2023, segundo foi comunicado esta segunda-feira à espanhola CNVM pelo grupo DIA, dono do Minipreço. A operação está ainda sujeita a termos habituais, assim como às condições previstas no “tender offer memorandum” emitido pela ofertante. 

A sociedade DEA Finance é detida pelo grupo LetterOne, principal acionista do grupo DIA, e é a única credora por detrás da linha adicional de financiamento de 200 milhões de euros concedida à Dia Finance, filial indireta do grupo DIA.

Depois dos resultados negativos que o arrastaram para o vermelho no último ano, o grupo DIA iniciou no início de 2020 um processo de excisão de operações (hive down) para que as principais unidades de negócio passem a ser participadas, direta e indiretamente, por “distintas sociedades luxemburguesas”, com vista a transferir parte da dívida para as mesmas empresas.

No primeiro semestre deste ano, a distribuidora espanhola alcançou os  4.293 milhões de euros em vendas, uma diminuição de 1,8% face a igual período de 2019, de acordo com os resultados comunicados na última semana. Em Portugal, onde opera a cadeia Minipreço, as vendas brutas sob insígnia subiram 5,7% para os 430,6 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *