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Prática irregular de preços na Polónia vale multa de €26 milhões à Jerónimo Martins. Empresa vai impugnar decisão

Por a 10 de Agosto de 2020 as 13:39

biedronkaA prática irregular de preços nas lojas Biedronka levou o regulador polaco da concorrência (UOKiK) a multar a Jerónimo Martins em cerca de 26 milhões de euros (115 milhões de zlotys).

Desde 2006 que sucederam queixas de numerosos consumidores que alertavam para práticas irregulares na gestão dos preços. Não só os preços eram apresentados incorretamente – era anunciado um preço na prateleira diferente do praticado na altura do pagamento – como alguns produtos não tinham o preço exposto.

De acordo com o comunicado do UOKiK, “o Gabinete da Concorrência e Defesa do Consumidor recebeu inúmeras reclamações de consumidores (…) relativas à apresentação incorreta de preços nas lojas Biedronka. Centenas de reclamações diziam respeito a preços mais elevados no checkout do que nas prateleiras das lojas ou à falta de preços nas mercadorias”.

“As reclamações deram origem à instauração de um processo contra Jerónimo Martins (…) Fiscalizações confirmaram a dimensão da informação incorreta sobre os preços nas lojas (…) a prática já se encontra em curso desde, pelo menos, 2016”, lê-se no comunicado.

As reclamações também demonstram a existência de situações em que os vendedores recusaram-se a aceitar as reclamações de clientes que exigiam comprar o produto ao preço anunciado na prateleira.

Jerónimo Martins vai impugnar decisão

Fonte oficial da Jerónimo Martins disse ao Hipersuper, por email, que a Jerónimo Martins Polska discorda do entendimento e da conclusão da Autoridade Polaca da Concorrência e Proteção do Consumidor e irá impugnar judicialmente a decisão.

“O sentido de missão e de dever da Biedronka para com os consumidores reflecte-se, não só na política de preços baixos que norteia todas as suas iniciativas e práticas, mas também no esforço consistente que coloca na melhoria contínua de todos os processos, incluindo a etiquetagem de preços. No entanto, e tendo em conta a escala de operações da Biedronka – com mais de três mil lojas, cerca de 70 mil colaboradores e mais de quatro mil milhões de visitas de clientes entre 2017 e 2020 – há sempre a possibilidade de, por erro humano, faltarem alguns preços ou estarem mal colocados”, acrescenta.

“A empresa tem tomado medidas robustas, e acima das práticas do mercado, para reduzir estes erros pontuais, tendo estas medidas já produzido efeitos. Mantemo-nos firmes na nossa estratégia de fornecer produtos de qualidade a preços baixos todos os dias, criando valor e apoiando as famílias polacas e a produção e fabrico de alimentos na Polónia, especialmente nestes tempos difíceis”,  conclui.

Notícia atualizada às 14h28 para acrescentar posição da Jerónimo Martins

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