Estudo. “É preciso criar experiências para consumidores cada vez mais responsáveis”
Os hábitos de compra durante o confinamento, em reposta à contenção da COVID-19, levou os consumidores a fazer compras mais conscientes e a migrar “massivamente” para os canais online – “uma realidade que permanecerá no mundo pós-pandemia”, revela o estudo da Accenture “Bold Moves in Tough Times”.
É preciso criar experiências para consumidores cada vez mais responsáveis, aconselha a pesquisa. Um grupo de líderes do setor dos bens de consumo (62%), inquiridos no estudo, identifica a oportunidade de se desenvolverem hábitos de compra cada vez mais orientados por critérios sociais e ambientais. “As empresas vão precisar de fornecer uma experiência completa – que traga os clientes no início, durante o estágio de inovação, e continue com os processos de vendas e serviços”.
O estudo revela ainda que as empresas com atividade digital mais madura tiveram melhores resultados na resposta à COVID – 19. “As empresas com recursos digitais mais avançados mostraram-se mais resilientes durante a pandemia. Estas soluções permitiram a adaptação das suas equipas para trabalho remoto, o ajuste das suas cadeias de fornecimento e adequação rápida e em grande escala a novas formas de compra. Os executivos europeus veem claramente a necessidade de aumentar a velocidade da transição digital”, revela o estudo.