FMCG Homepage Newsletter

Vendas da Henkel caem 6% no trimestre para 9.485 milhões

Por a 6 de Agosto de 2020 as 14:59

HenkelAs vendas da Henkel registaram 9.485 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, o que representa uma quebra de 6% em termos nominais e 5,2% em termos orgânicos, em comparação com a primeira metade do ano anterior.

O lucro operacional ajustado da gigante alemã cifrou-se em 1.191 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, 27,5% abaixo do registado em igual período do ano anterior. A margem EBIT ajustada foi de 12,6%.

“No primeiro semestre de 2020, a Henkel foi substancialmente impactada pela significativa desaceleração económica global e pelo acentuado declínio da procura em muitos setores”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel, citado em comunicado. Ainda assim, a empresa tirou partido da “amplitude do seu portefólio, quer nos negócios orientados para a indústria quer para o consumo, para equilibrar o impacto da crise no desempenho global de vendas e lucros”, acrescentou.

“Durante a crise, não promovemos a redução dos horários de trabalho, não solicitámos ajuda governamental ou reduzimos as equipas de trabalho devido à pandemia. Assegurámos um desempenho geral robusto num contexto excecionalmente desafiador”, resumiu o CEO da Henkel.

Por unidades de negócio, as vendas da divisão de Adhesive Technologies, impactada pela queda significativa da procura das principais indústrias clientes, diminuíram 12,2% em termos nominais para 4.153 milhões de euros. A unidade de Beauty Care, afetada pelo encerramento dos cabeleireiros, caiu 7,4% em termos nominais para 1.818 milhões de euros. Pelo contrário, a divisão de Laundry & Home Care tirou partido do aumento da procura de produtos de limpeza. As vendas subiram nominalmente 3,8%, para 3.460 milhões de euros.

No que diz respeito às vendas digitais, estas representaram no primeiro semestre de 2020 entre 14% a 16% das vendas globais da multinacional. As vendas digitais cresceram 60% na primeira metade do ano, face ao período homólogo de 2019. “Com a nova unidade de ‘Negócios Digitais’, a Henkel quer tornar-se líder nos seus setores e gerar valor tangível para os seus clientes”, revela a empresa.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *