Distribuição Homepage Newsletter

Livro de Reclamações Eletrónico regista perto de 100 mil observações até julho de 2020

Por a 5 de Agosto de 2020 as 12:51

LivroReclamaçõesCom os livros de reclamação físicos ausentes das lojas, como medida de prevenção de contágio da Covid-19, os portugueses não deixaram de registar as suas observações junto dos operadores económicos.

Nos primeiros sete meses de 2020, o Livro de Reclamações Eletrónico (LRE) somou 98.837 registos, dos quais 3542 são pedidos de informação, 621 elogios e 371 sugestões. Os números são do Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital.

Entre julho de 2017 e junho de 2020, foram registadas no LRE mais de 250 mil reclamações, sendo a maioria dos acessos feitos por computador, seguindo-se o telemóvel e o tablet.

Em formato físico, o Livro de Reclamações somou, em 2019, 325.704 registos, menos 14% em comparação com o ano anterior.

Para o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, “o Livro de Reclamações potencia o exercício de um direito de cidadania, uma melhor fiscalização económica e a afirmação da defesa do consumidor como um fator de competitividade na economia. O acesso à informação estatística das reclamações é fundamental para a obtenção de informação detalhada sobre as reclamações e comunicações dos consumidores, permitindo-nos compreender os padrões dos conflitos de consumo e formular melhores políticas públicas”.

“Pretendemos continuar a apostar na melhoria constante deste instrumento muito relevante, designadamente através da incorporação de tecnologias de informação e comunicação e de inteligência artificial”, concluiu João Torres, citado em comunicado.

Atualmente, o LRE inclui cerca de 300 mil operadores económicos e mais de 30 entidades reguladoras e de fiscalização, possibilitando também a submissão de elogios e de sugestões às empresas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *