Distribuição Homepage Newsletter

Europa dá luz verde ao Banco de Fomento que deverá estar a funcionar “no final do ano”

Por a 5 de Agosto de 2020 as 17:35

Siza VieiraA Comissão Europeia deu luz verde à criação do Banco Português de Fomento (BPF) que deverá estar a funcionar no final do ano, disse esta quarta-feira à Lusa o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

A criação do BPF resulta da fusão da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), do Sistema Português de Garantia Mútua (SPGM) e da PME Investimento. Segundo o governante, o BPF “vai permitir que de forma mais eficiente e mais coordenada estas instituições passem a servir a economia portuguesa e passem a dispor de maiores recursos para apoiar o financiamento da economia numa altura tão importante”.

O BPF terá como missão o financiamento direto às empresas, sobretudo de pequena e média dimensão, onde o ministro reconhece  “uma falha de mercado”.  “Julgo que do ponto de vista da entrada em novas áreas de atividade nós precisamos de reconhecer que o mercado, por si só, não está a conseguir financiar”, argumentou o governante. Projetos ligados à descarbonização da economia, à transição energética, ao digital e à inovação são prioritários para o executivo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *