Governo lança novo subsídio para apoiar pequena pesca artesanal e costeira
Foi publicado esta terça-feira, 4 de agosto, em Diário da República, o decreto-lei que estabelece as condições para atribuição, ainda este ano, de um subsídio de apoio às atividades de pequena […]
Ana Catarina Monteiro
AJAP condena enormes cortes no investimento na reprogramação do PEPAC
Hoje é o Dia Mundial do Ovo e a Reina sublinha a importância deste ingrediente na sua gama de produtos
Super Bock e designer Madalena Martins criaram o Design Collab
Flying Tiger chega ao Nova Arcada em Braga
Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés do sistema Neo
Grupo os Mosqueteiros integra movimento de Empresas Responsáveis
Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo
Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
Foi publicado esta terça-feira, 4 de agosto, em Diário da República, o decreto-lei que estabelece as condições para atribuição, ainda este ano, de um subsídio de apoio às atividades de pequena pesca artesanal e costeira. O objetivo é a redução do preço final da gasolina consumida por embarcação.
“Atentas as dificuldades enfrentadas pelo setor, agravadas pela conjuntura atual que o país enfrenta devido à emergência de saúde pública ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, torna-se necessário adotar, no mais curto espaço de tempo, as medidas apropriadas e proporcionais neste setor específico”, lê-se no documento.
O montante do subsídio corresponde a um desconto por litro, no valor da gasolina consumida, e é calculado tendo em conta a potência propulsora de cada embarcação e a atividade.
Destina-se a armadores de embarcações registadas na frota de pesca do continente, com licença válida para 2020, os quais podem solicitar o apoio através do site da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Até final deste mês de agosto, estão abertas as candidaturas para apoio à atividade efetuada no primeiro semestre de 2020. Entre os próximos meses de setembro e outubro podem ser solicitados os subsídios referentes à atividade do segundo semestre.
O pagamento do subsídio será suportado pelo orçamento da DGRM até ao montante máximo de 550 mil euros, lê-se no diploma.